O domingo no Rio será de tempo instável, com muitas nuvens, períodos de sol e possibilidade de chuva fraca a moderada em diferentes pontos da cidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura deve variar entre 15°C e 27°C, e os ventos serão predominantemente fracos. Apesar da melhora em relação ao sábado — quando ventos fortes provocaram dezenas de quedas de árvores e rajadas chegaram a 96,4 km/h em Arraial do Cabo e 77,7 km/h no Galeão — ainda há risco de ventos moderados a fortes no litoral norte do estado.
- Situação dos aeroportos: Confira como estão funcionando Galeão e Santos Dumont
- Como estão as estradas? Após quedas de árvores e acidente, rodovias e estradas do Rio têm trechos com interdição e pare e siga neste sábado
De acordo com o Centro de Operações e Resiliência (COR), a entrada de umidade marítima no continente mantém a previsão de céu nublado e chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia na cidade do Rio. Os ventos devem soprar com intensidade moderada. A temperatura mínima prevista é de 17°C, e a máxima, de 26°C.
No Norte e Noroeste Fluminense, o Climatempo alerta para pancadas de chuva moderadas a fortes ao longo do dia.
A Secretaria Estadual de Defesa Civil emitiu um aviso de ressaca, com ondas entre 2,5 e 3,5 metros de altura entre Laguna (SC) e Armação dos Búzios (RJ), válido até 21h de domingo.
A partir de segunda-feira, as condições meteorológicas tendem a melhorar. O Alerta Rio prevê a atuação de um sistema de alta pressão sobre a capital, o que deve reduzir gradativamente a nebulosidade. O tempo fica firme entre segunda e quarta-feira, sem previsão de chuva e com ventos fracos a moderados.
Passagem de ciclone extratropical no Rio causa ventania na praia de Copacabana
A meteorologista Andréa Ramos explicou como o ciclone extratropical permanece sobre o oceano, entre as costas de Santa Catarina e São Paulo, mas organiza uma frente fria que influencia o tempo no Rio de Janeiro.
— O ciclone extratropical fica no oceano. O que ele organiza é uma frente fria, e é essa frente fria associada a ele que está influenciando o Rio de Janeiro. Ele não se desloca para o continente e tende a se mover para o leste ou descer em direção ao sul. O que estamos sentindo agora é justamente o efeito dessa frente fria organizada pelo ciclone — disse.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/l/H/ehBALTRAWFe0QFqhokmg/970d6658-91ee-4a01-9718-e7194fa4a0cb.jpg)
Ela também destacou que o fenômeno não deve ser confundido com o tornado registrado no Paraná.
— O tornado é um redemoinho de vento que toca o solo, formado a partir de um centro de baixa pressão devido à instabilidade na base das nuvens de tempestade. Quando esse redemoinho atinge a superfície, ele é caracterizado como tornado e pode provocar ventos acima de 100 ou até 150 km/h — explicou a meteorologista.

