A 30ª Parada do Orgulho LGBT+ toma conta de Copacabana neste domingo (23), com concentração a partir das 11h, no Posto 5, e uma grande operação montada pela Prefeitura do Rio para atender ao público que deve lotar a orla. A cantora Daniela Mercury será a principal atração da edição, retornando ao evento pela segunda vez — a primeira foi em 2018, quando dividiu trio com a vereadora Marielle Franco. Este ano, Daniela prepara uma homenagem a Marielle e à cantora Preta Gil, morta em 2024 em decorrência de um câncer, com quem mantinha amizade pessoal. No repertório, também promete cantar músicas do novo álbum Cirandaia.
A Coordenadoria de Diversidade Sexual (CDS-Rio) e diversas secretarias municipais atuarão desde as 6h na orla, em apoio ao evento. A operação integra equipes da Ordem Pública, Saúde, CET-Rio, Comlurb e Guarda Municipal, além do monitoramento do Centro de Operações Rio (COR-Rio).
Neste ano, a Parada contará com um conjunto de serviços públicos oferecidos diretamente ao público, incluindo prescrição de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), vacinação, distribuição de preservativos, informações sobre prevenção, orientações para retificação de nome e direitos sociais, ações de educação ambiental, acesso a serviços de assistência social e equipes de atendimento humanizado ao longo da orla.
A CET-Rio montou um esquema especial que começa no sábado (22), às 21h, com a interdição da pista junto à orla da Avenida Atlântica, entre a Rua Francisco Otaviano e a Rua Constante Ramos, para posicionamento dos trios elétricos.
– A partir das 7h: implantação da área de lazer da Avenida Atlântica, pista junto à orla, como ocorre em domingos e feriados.
– A partir das 15h: a pista junto às edificações da Atlântica, entre a Rua Joaquim Nabuco e a Avenida Princesa Isabel, poderá ser interditada conforme o aumento do público.
– As interdições seguirão até a limpeza completa da via, com liberação prevista até 23h.
A pedido das forças de segurança, a Rua Figueiredo de Magalhães ficará interditada das 5h de domingo às 2h de segunda-feira, entre a Avenida Atlântica e a Rua Joseph Bloch. Com isso, o acesso a Botafogo e Humaitá pelo Túnel Alaor Prata deverá ser feito pela Avenida Henrique Dodsworth (Corte do Cantagalo) e pela Avenida Epitácio Pessoa (Lagoa).
A inversão de sentido da pista das edificações da Avenida Atlântica funciona normalmente entre 7h e 18h.
A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) informou que, durante as interdições, os desvios serão os mesmos aplicados aos domingos:
- – Linhas no sentido Ipanema: desvio pela Rua Barata Ribeiro
- – Linhas no sentido Botafogo: desvio pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana
Proibições de estacionamento
Das 6h de sábado às 23h de domingo haverá proibições de estacionamento nas seguintes ruas:
- – Av. Nossa Senhora de Copacabana, da Rua Francisco Otaviano à Av. Princesa Isabel
- – Rua Rodolfo Dantas
- – Rua Bolívar, entre a Atlântica e a Nossa Senhora de Copacabana
- – Rua Anita Garibaldi, ambos os lados
- – Rua Capelão Álvares da Silva, lado esquerdo
- – Rua Figueiredo de Magalhães, ambos os lados, entre a Atlântica e a Joseph Bloch
Das 21h de sábado às 23h de domingo
- – Avenida Atlântica, entre a Princesa Isabel e a Rua Joaquim Nabuco
Cerca de 500 agentes atuam no patrulhamento, fiscalização de ambulantes, ordenamento urbano e controle do trânsito. Só nos bloqueios, serão 350 guardas municipais. As equipes reforçarão a Operação Verão, fiscalizando barraqueiros autorizados e combatendo vendedores irregulares.
A prefeitura lembra que ambulantes autorizados não podem vender bebidas destiladas na areia — apenas latas de cerveja, refrigerante e água em garrafas plásticas.
Drones e 21 câmeras do COR-Rio vão monitorar a movimentação. A Guarda Municipal também intensificará a distribuição de pulseiras de identificação para crianças.
A Secretaria Municipal de Saúde estará presente com a tradicional VanBora e uma tenda de promoção da saúde na Avenida Atlântica, entre as ruas Djalma Ulrich e Almirante Gonçalves, das 9h às 14h.
- – Prescrição de PrEP
- – Vacinação contra dT (dupla adulto), febre amarela, Covid-19, influenza, tríplice viral, HPV e hepatite B
- – Distribuição de preservativos internos e externos
- – Gel lubrificante
- – Ação de 20 promotores de saúde
- – Presença do Zé Gotinha, mascote do SUS
Todos os quiosques da orla serão abastecidos com preservativos ainda na sexta-feira (21).
A Comlurb preparou uma operação com 290 garis, atuando antes, durante e depois do evento, com limpeza da areia, calçadão, ciclovia, canteiro central e pista da Avenida Atlântica. Serão usados:
- – 6 pipas d’água
- – 6 vans motobomba
- – 4 varredeiras
- – 5 tratores de praia
- – 700 contêineres de coleta distribuídos no percurso

