ROPPONGI - 970x250

Tributo a João Carreiro promete emoção e arte em junho no CLC

por Vinicius Bracht

Durante uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, dia 11, detalhes foram compartilhados sobre o tributo que será prestado ao cantor, compositor e violeiro João Carreiro, falecido em janeiro deste ano. O evento, intitulado “Comitiva JC – A viola nunca vai morrer“, está programado para junho no Circuito de Laço Comprido (CLC), coincidindo com o 10º Brasileirão de Laço Comprido, e promete ser um espetáculo de música, emoção e arte, com entrada franca para o público.

Esboço da estátua que será feita no CLC

A homenagem incluirá um show especial, a inauguração de uma estátua monumental de João Carreiro, e um memorial repleto de seus objetos pessoais. Este tributo não apenas celebra a memória do artista, mas também marca o décimo aniversário do Brasileirão de Laço Comprido, um evento significativo no qual Carreiro teve papel central, sendo o CLC considerado por ele como sua casa.

O pintor, escultor e professor de artes Juvenal Irene, conhecido por seu trabalho no “Monumento do Peão” em Barretos, foi o escolhido para criar a estátua de Carreiro, que terá 7 metros de altura e será feita de polímeros sólidos, carga mineral e fibra de vidro, com um acabamento que simula bronze. Com um prazo de execução de 4 meses e um custo total de R$ 91.840,00, a obra promete ser um marco no CLC.

O show “Comitiva JC – a viola nunca vai morrer” vai reunir diversos artistas interpretando as composições de Carreiro, inclusive músicas inéditas deixadas por ele. Henrique Borges, representante da UP Artistas, revelou que esse projeto era um sonho de João Carreiro, visando levar a música de viola por todo o Brasil. A escalação dos artistas está em andamento, com expectativa de divulgação dos primeiros nomes no próximo mês.

Além do tributo, está em planejamento a criação do Instituto João Carreiro, com o objetivo de ensinar crianças a tocar viola, perpetuando o desejo do artista de que a viola atravessasse gerações. O financiamento para a estátua já começou com recursos de amigos, mas o CLC está aberto a doações para cobrir os custos restantes.

O evento é organizado pela UP Artistas, com o apoio da Fundação de Cultura de MS e do Governo do Estado de MS, e promete ser uma celebração inesquecível da vida e legado de João Carreiro, honrando sua contribuição para a música sertaneja raiz e sua paixão pela cultura brasileira.

Related Posts

2 comentários

Anjela Regina D Elia Ramoa 11 de março de 2024 - 16:19

Excelente a ideia do tributo ao saudoso João Carrero. E a estátua é uma linda homenagem . Ele fez por merecer todo carinho e nunca será esquecido …

Responder
SIMONE APARECIDA PEIXOTO DE MENEZES 8 de maio de 2024 - 11:00

Onde venderá ingressos?

Responder

Deixe um Comentário