Os negócios e as empresas do futuro serão sustentáveis. Com essa visão, o Itaú criou “Todos a Bordo”, websérie que acompanha a travessia da navegadora e escritora Tamara Klink pela Passagem Noroeste do Ártico, uma rota que simboliza os efeitos das mudanças climáticas por ter se tornado navegável com o degelo polar. O objetivo é mostrar como decisões do dia a dia tomadas no Brasil podem ajudar a reduzir impactos ambientais no mundo todo.
Ao longo de quatro episódios, a iniciativa alterna imagens da expedição com depoimentos de especialistas do Itaú BBA que traduzem temas técnicos como agricultura regenerativa, financiamento climático e descarbonização da economia em uma linguagem acessível. “Tamara, com sua trajetória e sua voz jovem e potente, representa o espírito de uma nova geração, que navega para o futuro indicando novos caminhos, mesmo em mares desafiadores”, afirma Luciana Nicola, diretora de relações institucionais e sustentabilidade do Itaú Unibanco. “Acreditamos no poder das narrativas para inspirar transformação”, completa.
A websérie marca o início da nova campanha institucional do banco voltada à agenda de sustentabilidade. “A decisão de apoiar a expedição de Tamara Klink nasceu da convergência de dois movimentos”, explica a executiva. De um lado, estava o posicionamento da instituição como banco da transição climática para seus clientes, com metas claras e compromissos mensuráveis de sustentabilidade para o longo prazo. De outro, a oportunidade de associar essa pauta a uma iniciativa que materializa os efeitos das alterações do clima.
A sustentabilidade é parte central da nossa visão de longo prazo porque garante a perenidade dos negócios e a competitividade dos setores estratégicos para o Brasil
A estratégia de sustentabilidade corporativa do Itaú é composta por finanças sustentáveis, transição climática e diversidade e desenvolvimento, o que deixa claro seu compromisso de também apoiar a jornada de descarbonização dos clientes por meio de orientação técnica, desenvolvimento de soluções e direcionamento de fluxos financeiros de crédito e investimento para o fortalecimento de uma economia sustentável.
O banco tem ainda o compromisso de ser Net Zero até 2050 — ou seja, zerar o balanço líquido de emissões de gases de efeito estufa, reduzindo ao máximo o que emite e compensando o que não conseguir eliminar— tanto em suas operações quanto nas emissões financiadas de clientes. “A transição climática é uma grande oportunidade de inovação, crescimento e criação de novos mercados, porque envolve modernização da infraestrutura, adoção de tecnologias limpas e transformação nos modelos de produção e consumo”, afirma Luciana. O Itaú Unibanco quer apoiar o Brasil nessa evolução para uma economia mais verde, inclusiva e resiliente, em que as finanças são aliadas da transição climática.
EPISÓDIO 1
O episódio de estreia da websérie (assista acima) trata da substituição gradual de fontes de energia poluentes — como carvão, petróleo e gás — por fontes limpas e renováveis, como solar, eólica e biomassa. Na primeira cena, Tamara está em frente ao Icefjord, em Ilulissat, na Groenlândia, local em que agora é possível navegar, diferentemente do que ocorria há 30 anos, quando o mar ficava com sua superfície congelada.
Para mostrar como tudo está conectado, o vídeo alterna depoimentos da navegadora e explicações de Amanda, especialista de Negócios ESG do Itaú BBA. Tamara apresenta o painel solar que é sua principal fonte de energia no verão, destacando que ocupa pouco espaço e gera energia mais do que suficiente para suas necessidades. Enquanto isso, Amanda passeia pela usina solar de um cliente do banco, que fica no interior de São Paulo e tem capacidade para abastecer mais de 3.000 casas. “No Itaú, atendemos grandes empresas, indústrias e fazendas e, com esses clientes, temos a oportunidade de desenvolver soluções sustentáveis”, diz ela.
A especialista destaca que a transição energética não está relacionada apenas aos impactos ambientais, mas também a pagar menos na conta de luz, a produzir mais usando menos energia e até a gerar mais empregos a partir de todo o desenvolvimento tecnológico que vai ser necessário para apoiar essa transição. Ela ressalta que, mais do que um consultor, a equipe Itaú se torna um parceiro na construção de soluções que unem sustentabilidade e resultado financeiro.
O importante é entender qual o momento e a necessidade do cliente. Mais que um consultor, a gente se torna um parceiro na construção de soluções que unem sustentabilidade e resultado financeiro
Para Amanda, o que Tamara está mostrando é um pouco da voz da natureza. “Acho que chegou a hora de a gente parar, ouvir e repensar o que vai fazer a partir daqui”, alerta.
Os quatro episódios da série “Todos a Bordo” estão disponíveis nas páginas itau.com.br/sustentabilidade e itau.com.br/itaubba-pt/esg, na Globoplay e nas redes sociais do Itaú.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha