Filipinas emitiram um alerta de tsunami nesta sexta-feira, após um forte terremoto de magnitude 7.4 atingir a costa sul do país, aumentando os temores de danos e tremores secundários, informou o serviço sismológico nacional.
- Presidente de Palau dá entrevista ao vivo debaixo d’água para alertar sobre preservação dos oceanos
O terremoto ocorreu às 9h43 (horário local), a cerca de 20 quilômetros da cidade de Manay, na região de Mindanao, a segunda maior ilha do arquipélago, a uma profundidade de cerca de 10km. Não há relatos imediatos de danos, mas autoridades nas Filipinas alertaram os moradores para esperar ondas acima das marés normais nas duas horas seguintes.
O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, em Honolulu, Havaí (EUA), divulgou que ondas de até 3 metros eram possíveis em algumas áreas costeiras filipinas perto do epicentro. Ondas menores podem ocorrer na Indonésia e em Palau. Um vídeo no X mostra supostamente as águas do mar recuando no litoral filipino:
Vários tremores secundários – até agora um de magnitude de 5.9 e outro 5.6 – atingiram a mesma região em seguida ao sismo principal.
Moradores nas áreas costeiras de sete províncias filipinas estão sendo orientados a deixar imediatamente a região, seguindo para terrenos mais altos ou se mudar para o interior. As áreas afetadas incluem: Samar Oriental, Leyte do Sul, Leyte, Ilhas Dinagat, Surigao del Norte, Surigao del Sur e Davao Oriental.
O governador da província de Davao Oriental, no sul das Filipinas, disse a uma emissora local – citada pelo The Guardian – que as pessoas entraram em pânico quando o terremoto ocorreu. “Alguns edifícios foram danificados”, declarou Edwin Jubahib à emissora DZMM. “Foi muito forte”.