O governo de São Paulo vai anunciar na próxima segunda-feira a nomeação de Osvaldo Nico Gonçalves como novo secretário de Segurança Pública do estado. A informação foi revelada pela CBN e confirmada pelo GLOBO.
Atual secretário-executivo da pasta, Nico substituirá Guilherme Derrite, que deixa o cargo para reassumir o mandato de deputado federal na Câmara.
O GLOBO apurou que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) ligou para Nico nesta sexta-feira para formalizar o convite. Em seguida, após uma conversa com a família, o delegado informou ao mandatário que aceitará o cargo. No telefonema com Tarcísio, o governador teria dito que a prioridade da pasta deve ser “manter a polícia na rua” o “baixar índices de criminalidade”.
Nos bastidores, pesou a favor de Nico o fato de ele ter longa experiência de rua e ser bem visto entre seus auxiliares, além do fato de ser um dos rostos mais conhecidos da polícia de São Paulo.
Nico tem mais de 40 anos de carreira na Polícia Civil de São Paulo. Ele ganhou fama nacional em abril de 2005, quando assistia ao jogo entre São Paulo e Quilmes, pela Libertadores, nas tribunas do Estádio do Morumbi, e deu voz de prisão a um zagueiro da equipe argentina por uma ofensa racista a um jogador são-paulino.
Ao longo da carreira, o delegado foi o responsável pelo setor de capturas da polícia e atuou em casos de grande repercussão. Ele participou em 2001, da prisão do chileno Maurício Hernandez Norambuena, líder do sequestro do publicitário Washington Olivetto. Também esteve presente nas prisões do jornalista Pimenta Neves, em 2011, e do médico Roger Abdelmassih, em 2014.
A CBN apurou que a escolha de Tarcísio foi influenciada por dois fatores: garantir alternância de comando — já que Nico tem carreira consolidada na Polícia Civil e atuou como delegado-geral de São Paulo — e manter a continuidade do trabalho desenvolvido por Derrite.
Outro nome avaliado para a função era o do secretário de Administração Penitenciária, Marcello Streifinger, que continuará à frente da SAP e segue bem avaliado pelo governador.
O anúncio oficial será feito na segunda-feira, durante a cerimônia de aniversário do batalhão das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), no mesmo dia em que Derrite havia sido apresentado como secretário em 2022.
No evento, a corporação também fará homenagens ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, que receberão condecorações da unidade.
** Colaborou Sérgio Quintella e Guilherme Queiroz

