O Independiente Rivadavia, de Mendoza, conquistou a Copa Argentina pela primeira vez, derrotando o Argentinos Juniors por 5 a 3 nos pênaltis, na quarta-feira (5), após um empate em 2 a 2 no tempo regulamentar. A vitória também garantiu a classificação direta para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2026.
Assim, La Lepra, como o time é conhecido, fará sua estreia na principal competição de clubes da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), juntando-se ao Platense, campeão do Torneio Apertura, e ao Rosario Central, líder da classificação geral.
Em uma final disputada no estádio Monumental Presidente Perón, em Córdoba, diante de cerca de 25 mil espectadores, o Independiente Rivadavia conquistou o título mais importante de sua história.
O colombiano Sebastián Villa, que já havia sido o carrasco do River Plate nas semifinais, selou a vitória ao converter o quinto e último pênalti com um chute potente e rasteiro, indefensável para o goleiro Sergio “Chiquito” Romero.
O Independiente Rivadavia já havia mostrado potencial no tempo regulamentar, abrindo o placar com um gol de cabeça do atacante paraguaio Alex Arce, aos 9 minutos, e a situação parecia ainda mais favorável quando Matías Fernández ampliou a vantagem, aos 17 do segundo tempo.
Mas o time, que já estava com um jogador a menos após a expulsão de Amarfil, aos 41 do primeiro tempo, teve que resistir à pressão do Argentinos Juniors, que rapidamente diminuiu o placar com Alan Lescano, aos 18 da etapa complementar.
Nos acréscimos, o Independiente Rivadavia sofreu mais uma expulsão, de Alejo Osella, e Erik Godoy logo empatou, convertendo um dos muitos rebotes na área da equipe de Mendoza.
O desequilíbrio nos pênaltis chegou na quarta cobrança da série, quando Gonzalo Marinelli, o goleiro que entrou aos 89 minutos pela lesão do titular Ezequiel Centurión, defendeu o pênalti de Tomás Molina.
Em seguida, Villa não hesitou e selou o título para os mendocinos.
“Fomos melhorando ao longo do torneio”, destacou o ponta colombiano, peça fundamental da equipe na Copa Argentina, com quatro gols.
O Independiente Rivadavia sucede o Central Córdoba de Santiago del Estero na história dos vencedores do torneio, e é o nono campeão, que tem o Boca Juniors como maior vencedor, com quatro conquistas.

