Retrato da Princesa Januária no auge da beleza vai a leilão no bicentenário de Dom Pedro II

por Assessoria de Imprensa


No dia que marca os 200 anos de nascimento do imperador Dom Pedro II, uma obra emblemática do período imperial brasileiro será disputada em leilão: o “Retrato da Princesa Januária do Brasil”, pintado por Armand Julien Pallière entre 1834 e 1835.

Considerado uma das representações mais expressivas do ciclo imperial, o óleo sobre tela — de 107 x 43 cm — mostra a Princesa Imperial aos 13 anos, retratada no auge de sua beleza.

A imagem simboliza a continuidade da dinastia de Bragança após a morte de Dom Pedro I. Pallière, artista francês radicado no Brasil desde 1828, conferiu à jovem traços de maturidade e a posicionou em um trono decorado com abacaxis coroados, metáfora da realeza tropical.

A pintura integra um conjunto que também inclui os retratos de D. Leopoldina e D. Francisca, formando um tríptico dinástico que celebra a legitimidade da Casa de Bragança no Brasil.

O leilão, promovido pelo antiquário Miguel Salles, acontece nesta terça-feira (2). O lance inicial para o retrato é de R$ 120 mil.



Source link

Related Posts

Deixe um Comentário