No recente Mundial de ginástica na Antuérpia, um dos principais destaques não foi apenas a performance excepcional das atletas no tablado, mas também a notável camaradagem e respeito mútuo que floresceram entre Rebeca Andrade, representante brasileira, e a lendária Simone Biles, ícone da ginástica americana.
Em um evento onde a rivalidade costuma ser a tônica, Rebeca Andrade e Simone Biles surpreenderam ao demonstrar uma relação de amizade e apoio. Dos seis pódios possíveis para mulheres na competição, Rebeca esteve em impressionantes cinco deles, sempre na companhia de Simone Biles. Contudo, o que mais chamou a atenção foi o gesto de respeito e reconhecimento da superestrela americana em relação ao talento de Rebeca.
Simone Biles, atleta mais condecorada na história da ginástica, com 30 medalhas em mundiais e sete em Jogos Olímpicos, retornou à competição após um hiato de dois anos devido a preocupações com sua saúde mental. Ela não apenas voltou a brilhar nas competições, conquistando cinco medalhas na Antuérpia, como também demonstrou humildade e admiração por sua colega brasileira.
Durante o Mundial, as duas ginastas trocaram palavras amigáveis sobre o futuro. Simone Biles perguntou a Rebeca se ela planejava continuar após os Jogos Olímpicos de Paris, ao que Rebeca respondeu que o futuro estava nas mãos de Deus. Simone, por sua vez, expressou sua intenção de se aposentar após Paris. Rebeca não hesitou em demonstrar sua gratidão e o quanto a presença de Simone Biles inspirava não apenas a ela, mas a todo o mundo da ginástica.
A atitude positiva e aprofundada interação entre essas duas ginastas de elite mostram que a rivalidade muitas vezes projetada nos esportes de alto nível pode ser substituída por respeito mútuo e apoio. A ginástica ganha não apenas com medalhas, mas com exemplos de amizade e admiração que transcendem as competições.
A Federação de Ginástica dos Estados Unidos não deixou passar em branco o encontro dessas duas grandes atletas. Em uma postagem em uma rede social, a federação deixou claro que “outras grandes batalhas estão por vir,” indicando que a amizade e o respeito entre Rebeca Andrade e Simone Biles podem continuar a iluminar o mundo da ginástica nos próximos anos.