O gabarito oficial do Enem 2025 para as provas de Matemática e Ciências da Natureza deve ser divulgado no Portal do Inep até o próximo dia 01/12. Isso porque, segundo o edital, a correção será publicada no site até o 10° dia útil após o 2° dia de aplicação do exame, que aconteceu neste domingo (16). Considerando a contagem de dias úteis, a data limite é 01/12.
- Gabarito Enem 2º dia: veja correção extraoficial de todas as provas
Ainda assim, é bem provável que o gabarito seja divulgado antes. Na última quinta-feira (13), o Inep surpreendeu ao antecipar a publicação da correção das provas de Português e Ciências Humanas, realizadas no último domingo (9). Essa foi a primeira vez que o Instituto divulgou o gabarito separadamente.
Enquanto a correção oficial não é divulgada, os estudantes podem ter uma noção do seu desempenho nas provas pelo gabarito extraoficial do Enem 2025, feito pelo GLOBO em parceria com os professores do Elite. Nos dois dias de provas, os docentes se reuniram ao vivo para corrigir e comentar as questões. A seguir, confira os destaques e comentários sobre a prova de Matemática e Ciências da Natureza, aplicada neste domingo.
Além disso, veja o gabarito do Enem 2025 para o primeiro dia e a correção para o segundo dia de provas, conforme as cores do caderno de questões.
Quando sai o resultado do Enem 2025?
O resultado, com as notas do Enem 2025, ainda não tem data para ser divulgado. O edital prevê publicação posterior, na Página do Participante, mas não revela a data exata. Considerando os anos anteriores, é possível esperar o resultado do Enem para janeiro de 2026.
Como calcular a nota do Enem?
Para calcular as notas do Enem, o Inep utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que atribui pesos diferentes a cada questão. Para ajudar os participantes, O GLOBO desenvolveu uma calculadora que permite estimar a pontuação com base no número de acertos. Basta informar abaixo quantas questões acertou para obter uma previsão da nota.
Outra ferramenta para ajudar os alunos é o simulador de nota de corte. Basta preencher com as notas suas das provas e indicar o estado e curso desejados para descobrir se a sua nota é suficiente para passar, levando em conta os diferentes pesos de cada universidade que utiliza o SISU.

