Prestes a voltar ao Brasil, Carminho lançou recentemente seu mais novo disco, “Eu vou morrer de amor ou resistir”, em disco e vinil pela Sony Music e também nas plataformas digitais. A cantora portugueqa se apresenta na 15ª edição do Festival Fado, no dia 23 de novembro, no Vivo Rio, no Flamengo, Zona Sul do Rio, e depois em São Paulo (dia 24) e Brasília (26).
Produzipo pela cantora lisboeta, o disco tem oito das 11 faixas de sua autoria. Também conta com a participação especial da cantora, compositora e performer americana Laurie Anderson, cantando em inglês na faixa “Saber”, em dueto com Carminho, cantando em português.
Em sua relação de longa data com o Brasil, Carminho já gravou com Chico Buarque, Caetano Veloso, Marisa Monte, Milton Nascimento e a família Jobim. Em entrevista recente ao GLOBO, ela lembrou ter descoberto a música brasileira com os discos que os pais, os também fadistas Teresa Siqueira e Vasco Rebelo de Andrade, tinham em casa:
— Foi um aprendizado incrível. As amizades, o lado pessoal, a relação íntima que vai para além da música… Das coisas mais incríveis que senti é que somos dois mundos, dois povos muito diferentes na maneira de pensar e com a mesma língua. Então, há essa possibilidade poética de interpretação de cantar na minha língua, mas sobre outra perspectiva.