ROPPONGI - 970x250

Prefeitura faz ação para fortalecer campanha de incentivo à Doação de Sangue

por Vinicius Bracht

Para incentivar a população a doar sangue, a Prefeitura de Campo Grande mobilizou servidores da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU) para apoiar a Campanha Nacional do Junho Vermelho, ação que incentiva a prática com o objetivo de manter os estoques dos hemocentros pelo Brasil. A atividade foi realizada nesta quarta-feira (21), no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho.

Na manhã de ontem, servidores das sete coordenadorias da SDHU se espalharam pelas ruas em uma ação de abordagem aos motoristas durante o sinal fechado para a entrega de panfletos informativos sobre doação de sangue. Parte do grupo levou faixas com mensagem de conscientização e fizeram abordagem direta aos pedestres que transitavam no entorno da Praça Ary Coelho.

Quem pode doar sangue?

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. Pessoas que apresentem febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Entre os requisitos para doar sangue é estar com bom estado de saúde e seguir os seguintes passos:

  • Estar bem alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue.
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para o homem e de três doações de sangue anuais para as mulheres.
  • O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

Related Posts

Deixe um Comentário