A Polícia Judiciária (PJ) de Portugal interceptou dois barcos com sete toneladas de cocaína. As embarcações foram carregadas com a droga “ao largo da costa do Brasil”, diz a PJ.
“As embarcações, provenientes da América do Sul, transportavam uma quantidade substancial de produto estupefaciente, que terá sido carregada ao largo da costa do Brasil”, informou a PJ.
A apreensão da droga foi feita nesta sexta-feira a cerca de dois mil quilômetros da costa de Lisboa. A PJ confirmou ao Portugal Giro que 10 brasileiros estavam nas embarcações.
“Os 10 detidos vão ser presentes à autoridade judiciária competente no Tribunal Judicial do Funchal, para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação”, garantiu a PJ, que dará entrevista coletiva neste sábado.
Como o Portugal Giro revelou, Portugal apreendeu mais drogas do Brasil em seis meses de 2025 que em todo 2024.
Dados da Polícia Judiciária enviados à coluna revelaram aumento do combate ao tráfico e informaram 24 prisões de brasileiros no cumprimento de mandados diversos.
No dia 17, foi anunciado que a PJ prendeu o traficante brasileiro Ygor Daniel Zago, o “Hulk”, que vivia em um condomínio de luxo em Cascais, uma das cidades mais caras de Portugal.
A operação Renascer reuniu Marinha, Autoridade Marítima Nacional e Força Aérea Portuguesa. Foi coordenada pela Unidade de Combate ao Tráfico da PJ após informação da Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC-N), orgão de combate ao tráfico.
“A investigação contou, ainda, com a colaboração Polícia Federal, da Agência DEA (Drug Enforcement Administration, dos EUA), da JIATF West (Joint Interagency Task Force West, dos EUA) e da NCA (National Crime Agency, do Reino Unido)”, destacou a PJ.
A Renascer foi planejada para interceptar as embarcações de pesca antes que a droga fosse transferida para lanchas, que são mais velozes para chegar à costa de Portugal e têm sido usadas frequentemente.

