Os pré-candidatos que vão disputar a Assembleia Legislativa, Executivo Estadual, Câmara Federal, Senado e presidência da República nas eleições deste ano poderão oficializar as candidaturas a partir do dia 20 de julho a 5 de agosto.
Em Mato Grosso do Sul os partidos já se organizam para a realização das convenções, que poderão ser feitas no formato presencial, virtual ou híbrido e, após a escolha das candidaturas, os partidos poderão solicitar o registro formal junto à Justiça Eleitoral. No caso de legendas que se uniram em federação, as convenções, segundo a Justiça, precisam ser realizadas de forma unificada.
Conforme a Lei da Reforma Política (Nº 13.165/2015) estabelece, os eventos podem ser realizados a partir do dia 20 de julho até o dia 05 de agosto deste ano. O primeiro turno das eleições em 2022 será em 2 de outubro e o segundo, se houver, está previsto para o dia 30.
É a partir das convenções partidárias que os pré-candidatos se tornam, de fato, candidatos. Deste momento em diante deixa de valer parte das restrições da Justiça à propaganda eleitoral.
Pedir votos
Quando oficializadas as campanhas, os postulantes a cargos eletivos ganham o direito de pedir votos. A partir de 16 de agosto, é permitida, por exemplo, a publicidade eleitoral na internet, em materiais impressos, fazer discursos como candidato e promover lives em redes sociais.