Paris-2024: quatro homens condenados por assédio a DJ – 21/11/2025 – Esporte

por Assessoria de Imprensa


A justiça francesa condenou nesta sexta-feira (21) a até 10 meses de prisão quatro homens por assediar e ameaçar pela internet a DJ Barbara Butch, após sua participação na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris-2024.

Butch se apresentou em uma cena intitulada “Festividade”, que começa com a imagem de um grupo em volta de uma mesa, incluindo drag queens, e que alguns grupos conservadores interpretaram como uma zombaria da Última Ceia de Jesus com os apóstolos.

No entanto, as críticas foram acompanhadas nas redes sociais de mensagens de ódio contra a DJ e o diretor da cerimônia de abertura, Thomas Jolly.

O tribunal correcional de Paris condenou quatro homens a penas de prisão entre quatro e dez meses por assédio online e ameaças de violência contra Butch, e absolveu um quinto réu.

A musicista e ativista feminista, abertamente lésbica, declarou ao tribunal em 25 de setembro que simplesmente sentia vontade de “desaparecer” e que desenvolveu agorafobia e psoríase. Desde então, ela toma antidepressivos.

Os réus presentes admitiram ter enviado as mensagens, mas negaram que fossem ameaçadoras ou de assédio. Vários explicaram que se sentiram ofendidos pela “paródia da religião”.

A presidente do tribunal ressaltou que estas “violências digitais massivas que se exercem mais facilmente devido ao fato de estarem desmaterializadas” são “atos muito graves”.

A advogada de Butch, Audrey Msellati, destacou durante o julgamento as consequências para a saúde de sua cliente, que sofreu de insônia e pesadelos por meses, ganhou 30 quilos e não queria mais sair de casa.

A sequência de eventos na cerimônia de 26 de julho de 2024 foi criticada por políticos de extrema-direita, por Donald Trump e pelos bispos franceses, que lamentaram uma “zombaria e desprezo pelo cristianismo”.

O diretor da cerimônia de abertura negou que ela tenha sido inspirada na Última Ceia de Jesus e afirmou que se tratava mais de “realizar um grande festival pagão ligado aos deuses do Olimpo”.

Outras sete pessoas foram condenadas em maio por enviar mensagens de ódio a Jolly.



Source link

Related Posts

Deixe um Comentário