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No fim de outubro, o mercado de esportes eletrônicos, que passa por uma restruturação em termos de patrocínio e eventos, sofreu uma nova baixa. O COI (Comitê Olímpico Internacional) e a Arábia Saudita romperam um acordo, e os Jogos Olímpicos de esports, que aconteceriam em Riad em 2027, foram cancelados.
O contrato entre o país e o comitê foi assinado em 2024 e tinha vigência de 12 anos. Em nota, o COI disse agora procurar por um novo formato para a competição, que chame a atenção do público mais jovem, e com um novo modelo de parcerias.
Com essa nova queda, o inverno no setor de esports se consolida, com competições e equipes se aglutinando ou se reprogramando. O setor, que viveu um boom até a pandemia de Covid-19, agora vê seus maiores apoios se voltarem a modalidades tradicionais e mais seguras, como futebol e basquete.
Na previsão inicial, a competição aconteceria em 2025. Seu adiamento foi anunciado em fevereiro, o que já começou a levantar dúvidas sobre o evento. Desenvolvedoras de games reclamavam abertamente sobre o ritmo lento de preparação para a competição. Faltava informação, por exemplo, sobre quais jogos comporiam o evento.
Importante ressaltar que a aliança entre os dois países era instável: tanto o público quanto especialistas apontavam contradição entre os valores defendidos pelo Comitê Olímpico —como a promoção dos direitos humanos e da igualdade de gênero no esporte— e a relação com o reinado saudita, que promove uma série de abusos contra garantias individuais, além da forte discriminação de gênero no país.
O acordo, então, desmoronou com a saída de Thomas Bach da chefia do COI e a escolha da ex-nadadora Kirsty Coventry como presidente da entidade. Isso porque as regras do comitê exigem que os jogos sejam realizados a partir da colaboração de várias federações. Os sauditas, que não queriam trabalhar com as federações de esports, decidiram criar uma própria —algo que Bach aceitou, mas Coventry negou.
Segundo apuração do portal Esports Advocate, a presidente do COI considerou que, com sua própria federação, a Arábia Saudita monopolizaria o processo de elaboração dos jogos. Não haveria discussão democrática sobre o que seriam os Jogos Olímpicos de esports, o que poderia dar mais poder ao governo saudita.
Outro ponto foi a resistência dos sauditas em colocar mais mulheres em cargos de liderança da organização do evento, ressoando nas contradições originais da relação entre o país e o comitê.
O resultado é a queda de mais um evento de esports, em uma trajetória descendente desde o fim da pandemia. No ano passado, a Activision Blizzard restruturou o campeonato de “Overwatch” e diminuiu o setor dedicado às modalidades.
A Twitch, famosa nas transmissões de campeonatos de esports e de influenciadores, também promoveu demissões diante da redução de patrocínios. A Riot Games, desenvolvedora de “League of Legends”, suspendeu por anos o CBLOL (Campeonato Brasileiro de “League of Legends”) e decidiu reiniciá-lo, restruturado, para o ano que vem.
Essas mudanças refletem uma mudança no equilíbrio entre espectadores, jogadores, equipes e desenvolvedoras de games e torneios.
Henrique Panda Costa, vice-presidente da consultoria em esports Let’s Play, afirma que a decisão do COI demonstra dificuldade de inserir os jogos eletrônicos no conceito de uma competiçào como as Olimpíadas. “Alinhar o mercado de games aos valores olímpicos de excelência, amizade e respeito parece ser um desafio enorme para o comitê”, ressaltou.
Para ele, a suspensão dos Jogos Olímpicos de esports não retrata um momento difícil, mas de restruturação, justamente em meio às mudanças de mercado. “Acredito que o COI tenha tomado a decisão correta para que não fosse feita uma olimpíada de qualquer jeito, mas respeitando os altos padrões que a sociedade espera em um evento de alto nível competitivo e grande admiração global.”
Henrique entende ainda que o futuro dos esports talvez não seja uma curva íngreme de crescimento, mas de consistência e resiliência do setor.
Ainda veremos onde essas mudanças desembocarão, e todo inverno tem data para acabar. O que precisamos e buscamos saber é se este será mais prolongado.
Play
dica de game, novo ou antigo, para você testar
Escape from Tarkov
(PC)
O jogo de tiro em primeira pessoa vinha sendo testado desde 2017 e finalmente saiu das versões de desenvolvimento. O objetivo principal é aprimorar o personagem com itens mais poderosos, obtidos ao completar missões. Os jogadores precisam invadir a cidade e sair vivos com a maioria dos objetos que puderem, especialmente os de outros participantes. O game ainda tem parâmetros realistas, como temperatura, hidratação e pressão sanguínea, que podem interferir no personagem, e as armas podem sofrer de superaquecimento ou se desgastarem. Vale muito a pena testar.
Update
novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa
- O brasileiro Laudelino Almeida, o Lauyagami, venceu o campeonato mundial de “The King of Fighters XV” no SNK World Championship 2025 Finals, evento que unifica as competições de jogos da empresa. Esta é a primeira vez que um brasileiro vence o torneio. Ele garantiu um prêmio de US$ 500 mil (cerca de R$ 2,6 milhões na cotação atual). Lauyagami, representando a empresa de esports Comitê Games, superou Zeng “Xiao Hai”, vencedor da edição passada do torneio. O chinês foi derrotado por parciais de 3 a 0 e 3 a 2.
- O time Made in Brazil, conhecido como MIBR, venceu o “Rainhas do Clutch”, campeonato feminino de “Counter-Strike 2” no Brasil em sua terceira edição. O evento foi organizado pela Federação do Estado do Rio de Janeiro de Esportes Eletrônicos e ocorreu na capital fluminense nas últimas quinta-feira (13) e sexta-feira (14). A equipe venceu a Furia por 2 a 0 e foi premiada em R$ 75 mil.
- A Ubisoft decidiu adiar indefinidamente a divulgação de seu relatório fiscal da primeira metade de seu ano fiscal. A decisão aconteceu na última quinta (13), cerca de 15 minutos antes de uma reunião com acionistas. A desenvolvedora também cessou todas as negociações de seus papéis em Paris. Em email interno obtido pelo site VGC, o chefe financeiro da empresa, Frédérick Duguet, afirma que a paralisação da negociação de ações ocorreu para “evitar especulações desnecessárias e a volatilidade do mercado” e disse não poder compartilhar mais detalhes por regulações legais.
- Lin Tao, chefe financeiro da Sony, afirmou que o PlayStation 5 acabou de chegar à metade do seu ciclo de vida. A fala ocorreu em sessão de perguntas e respostas com investidores na última quarta (12) após a empresa divulgar relatório fiscal. O documento afirma que o console vendeu 84 milhões de unidades desde o lançamento em 2020. O executivo também disse que os ciclos de videogames estão ficando mais longos ao observar o PlayStation 4, que continua com grande base de usuários, segundo a companhia.
- O caos interno na Rockstar segue forte. A união de trabalhadores IWGB (Trabalhadores Independentes da Grã-Bretanha, em tradução livre) anunciou que processará a desenvolvedora pela demissão dos cerca de 40 funcionários que estariam em articulação para formar um sindicato na empresa. Segundo a IWGB, os cortes dos colaboradores são ilegais e a Rockstar teria se recusado a participar de reuniões para discutir a situação. A empresa afirma que os profissionais violaram os contratos ao vazarem informações confidenciais, sem apresentar mais detalhes sobre esses compartilhamentos.
- O caso da criadora de “GTA” chegou ao Parlamento do Reino Unido: a parlamentar Christine Jardine afirmou em discurso que foi contatada por eleitores prejudicados pela empresa e pediu para que o Legislativo fique mais atento a casos de corporações que cortem funcionários por quererem se sindicalizar.
Download
games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena
17.nov
“Dungeons & Kingdoms” (PC)
“Forestrike” (Nintendo Switch, PC)
“Resident Evil: Survival Unit” (Android, iOS)
“Solo Leveling Arise Overdrive” (PC)
“Storebound” (PC)
18.nov
“A Pinball Game That Makes You Mad” (PC)
“Long Drive North” (PC)
“Morsels” (Nintendo Switch, PC, PS5, Xbox Series X|S)
“MySims” (PS5, Xbox Series X|S)
“News Tower” (PC)
“Squirrel With a Gun” (Nintendo Switch 2)
“SpongeBob SquarePants: Titans of the Tide” (Nintendo Switch 2, PC, PS5, Xbox Series X|S)
“The Lord of the Rings: Return to Moria –Durin’s Folk” (PC, PS5, Xbox Series X|S)
“Tomb Raider: Anniversary” (PS4, PS5)
19.nov
“Demonschool” (Nintendo Switch, PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S)
“Moonlighter 2: The Endless Vault” (PC)
20.nov
“Cleared Hot” (PC)
“Kirby Air Riders” (Nintendo Switch 2)
“Neon Inferno” (Nintendo Switch, PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S)
“Samurai Academy: Paws of Fury” (Nintendo Switch, PC, PS5, Xbox Series X|S)
“STALKER 2 Heart of Chernobyl” (PS5)
21.nov
“One Piece: Pirate Warriors 4” (Nintendo Switch 2, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S)
“Terrifier The ARTcade Game” (Nintendo Switch, PC, PS5, Xbox Series X|S)

