ROPPONGI - 970x250

O que é Caleidoscópio, série da Netflix que pode ser vista de 40 mil formas diferentes

Trama tem Giancarlo Esposito, Jai Courtney e mais em assalto bilionário

por Vinicius Bracht

O ano mal começou, mas já trouxe minissérie nova para os fãs de ação. Lançada em 1º de janeiro na NetflixCaleidoscópio (ou Kaleidoscope) tem Giancarlo Esposito liderando uma equipe de ladrões em um roubo bilionário. Se a voz e a presença do astro já seriam motivo para você prestar atenção em um novo projeto, tem mais um detalhe: a trama pode ser vista cerca de 40 mil maneiras diferentes. Isso mesmo, quarenta mil.

Os oito episódios da minissérie são organizados de forma que o espectador pode assisti-los em qualquer ordem e ainda manter a coesão. Dependendo da sua escolha, algumas perguntas nascem a partir de respostas, traições são reveladas antes mesmo de ocorrerem, e por aí vai.

O modelo é levemente parecido com o que o streaming experimentou em títulos interativos como Black Mirror: Bandersnatch. A diferença é que, enquanto nestes o streaming oferece caminhos para que a sua escolha impacte diretamente o rumo da trama, Caleidoscópio se propõe a apresentar diferentes formas de ver uma trama que permanece igual. A “brincadeira” ocorre mais fora da tela do que dentro.

Qual a trama de Caleidoscópio e como é a divisão dos episódios?

Bebendo da fonte de sucessos do gênero de assalto como Cães de Aluguel (1992) e Onze Homens e Um Segredo (2001), Caleidoscópio tem Esposito (Breaking BadThe Mandalorian) como o elegante ladrão Leo Pap. O homem é o líder de um grupo de roubo com figuras como Jai Courtney (Esquadrão Suicida), Paz Vega (The OA) e Tati Gabrielle (Uncharted). Como de costume, nem tudo sai como planejado, e os malandros precisam se virar para contornar traições e outras adversidades no assalto bilionário.

Os oito capítulos receberam nomes de cor, divididos em Amarelo, Verde, Azul, Laranja, Violeta, Vermelho, Pink e Branco. A divisão é feita por intervalos de tempo, com episódios indo desde 24 anos antes do assalto, até os dias, horas e minutos que precedem o roubo.

Se você prefere não esquentar a cabeça e apenas assistir à minissérie de qualquer forma, a Netflix oferece uma ordem padrão dos episódios assim que você busca o título na biblioteca:

Como dito, as possíveis combinações vão lá para a casa dos 40 mil (se você tiver o tempo e a paciência para explorar cada uma delas) ou, para facilitar, 5 mil, se você mantiver “Branco” como episódio final (explicaremos em breve).

Um probleminha do streaming é que você precisa ficar atento na hora da troca. Ao contrário de outras produções interativas, a Netflix não oferece a opção de pular para o episódio que você quiser ao fim de cada capítulo. É necessário voltar à lista principal para então tomar o caminho desejado. Se você pescar durante os créditos finais, será jogado direto na ordem “oficial”.

Quais as melhores maneiras de assistir a Caleidoscópio?

Como cantou Raul Seixas, “Faz o que tu queres, pois é tudo da lei”. E não é exagero. Você realmente pode começar e terminar a série de qualquer jeito, mesmo que nem na sua cabeça a ordem escolhida faça sentido. A única recomendação da Netflix é que você mantenha “Branco” como o episódio final, pois trata-se de quando o tal assalto de fato ocorre. Mas até essa regra existe para ser quebrada.

Você pode dar uma de Christopher Nolan e tentar ver a história de trás para frente, usando o “último” episódio como “primeiro” e ver como o planejamento para o assalto foi feito, e por aí vai. Se quiser, pode também explorar soluções das mais estapafúrdias, como assistir a toda a preparação para o assalto, mas nunca dar play no episódio final, fingindo que a série acabou sem mostrar o roubo. Sua paciência é o limite.

Se você preferir seguir a ordem cronológica dos acontecimentos, pode fazer da seguinte forma:

  • Violeta – 24 anos antes do roubo
  • Verde – 7 anos antes
  • Amarelo – 6 semanas antes
  • Laranja – 3 semanas antes
  • Azul – 5 dias antes
  • Branco – Dia do roubo
  • Vermelho – 1 dia depois do roubo
  • Pink – 6 meses depois do roubo

Para dar uma mãozinha, a própria Netflix ofereceu sugestões que vão desde o formato de um filme de Quentin Tarantino, até histórias clássicas de detetive:

Uma diversão pode ser juntar um grupo de amigos e combinar para que cada um veja na própria ordem, e todos teorizarem sobre o assalto, para ver quem se dá melhor no final. Só cuidado nos spoilers, hein!

Caleidoscópio está disponível para streaming na Netflix. Eric Garcia (Os Vigaristas) assina a criação e roteiro. Rufus SewellRosaline Elbay e Peter Mark Kendall completam o elenco principal.

Related Posts

Deixe um Comentário