O Norte Sul Plaza foi finalista do prêmio Newton Rique de Sustentabilidade, concedido pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers). Ao todo, o Prêmio Abrasce 2023 teve mais de 400 cases inscritos. Na categoria ESG, foram 54 inscritos. Destes, 35 foram finalistas, inclusive a iniciativa do Norte Sul Plaza. A cerimônia de premiação aconteceu na terça-feira (27), em São Paulo.
No ano passado, o shopping ganhou a premiação, em outra categoria, e se tornou o primeiro empreendimento de Mato Grosso do Sul a receber o Prêmio Abrasce.
Neste ano, a iniciativa finalista foi a da doação de 2,5 toneladas de alimentos para o programa Mesa Brasil, do Sesc (Serviço Social do Comércio). Os alimentos foram arrecadados durante a campanha de Natal 2022. Os clientes que doassem dois quilos de alimentos não-perecíveis tinham seus cupons dobrados para participarem da promoção do Norte Sul Plaza. Os alimentos eram comercializados simbolicamente na área da campanha.
Com o fim da campanha, em janeiro deste ano, todo o dinheiro arrecadado foi revertido na compra de produtos próprios para consumo e não-perecíveis no Fort Atacadista, que funciona dentro do Norte Sul Plaza e era parceiro da iniciativa.
A doação ao Mesa Brasil foi realizada no dia 31 de janeiro e os alimentos foram destinados, pelo programa, às instituições sociais cadastradas, que atendem crianças, mulheres e diversas famílias em situação de vulnerabilidade social.
O Mesa Brasil é a maior rede de bancos de alimentos da América Latina e referência no combate à fome e ao desperdício de alimentos. Empresas parceiras doam seus excedentes de produção ou produtos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras para o consumo, e o programa os destina às instituições cadastradas.
Para Leehay Diniz, analista de marketing do Norte Sul Plaza, o empreendimento ser finalista já no primeiro ano em que concorre na categoria ESG mostra que está no caminho certo.
“Temos uma preocupação de sempre envolver nossos clientes e também um compromisso com a população de onde estamos inseridos. O Natal é uma data bastante especial para as famílias e também para o comércio e conseguimos agregar ainda mais ao nos dedicarmos também à sustentabilidade social. Graças aos nossos lojistas, sempre atentos às tendências de mercado, e aos nossos clientes, conseguimos fazer da campanha de Natal um sucesso solidário. E, agora, também um sucesso reconhecido nacional, ao ser um dos finalistas do Prêmio Abrasce, que é considerado o ‘Oscar’ dos shoppings centers”, destacou.
Prêmio Abrasce
Com mais de 400 iniciativas inscritas, o Prêmio Abrasce celebrou a pluralidade do setor, que, diariamente, transforma desafios em ideias inovadoras para gerar valor para seus negócios nos mais diversos contextos.
Neste ano, as categorias foram renovadas e os empreendimentos tiveram nove opções para cadastrar seus cases, que foram julgados por uma banca avaliadora formada por especialistas contratados e isentos do setor.