Na segunda-feira, dia 4 de março, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano abriu suas portas para o início das atividades do ano, acolhendo 120 novos participantes entre crianças e adolescentes, totalizando 407 beneficiados ao longo do ano.
Com uma trajetória de 20 anos, o Moinho Cultural tem sido um farol de oportunidades para jovens e crianças da região. Sua formação abrange não apenas aspectos culturais, mas também tecnológicos, empreendedorismo e noções de cidadania plena, proporcionando um ambiente de aprendizado multifacetado. Desde o início das operações, mais de 23 mil jovens já foram beneficiados pela instituição.
A assistente social do Moinho Cultural, Jessyka Karolaine, destaca a importância do instituto não apenas para as crianças, mas para suas famílias, enfatizando a construção de laços familiares sólidos como um dos pilares do trabalho realizado. “Queremos aproximar essas famílias da vivência com a criança. Nossa intenção é que o elo familiar seja muito mais forte para que a criança tenha uma base forte de apoio, carinho e de compreensão”, ressalta.
Thainara Bogado, mãe de uma das participantes, compartilha a emoção de sua filha ao ser selecionada para participar do Moinho Cultural, expressando a importância dessa oportunidade para ela e para a família. “Para mim, é bem satisfatório ver ela conseguindo. Eu não tive essa oportunidade. Então, para ela, eu quero uma realidade bem diferente e que ela conheça coisas novas, que eu nunca pude conhecer”, afirma.
Entre os novos participantes está Arthur de Oliveira, de 9 anos, que expressa seu entusiasmo com a oportunidade de fazer parte do Moinho Cultural. “Que seja uma coisa muito boa para mim, porque meu sonho era estar aqui”, declara Arthur, ansioso para explorar todas as atividades oferecidas pela instituição.
O pai de um participante atípico, Paulo Roberto, destaca o papel vital que o Moinho Cultural desempenha como parte da rede de apoio para seu filho, que enfrenta desafios relacionados ao autismo e outras adversidades neurológicas. “Saber que o Moinho tem um trabalho de qualidade e referência na música e dança é maravilhoso, e isso ajuda no tratamento dele com as neuro adversidades. É muito importante termos uma instituição tão séria e humanizada como o Moinho Cultural”, expressa Paulo Roberto.
Fundado em 2004, o Moinho Cultural é uma organização que visa transformar positivamente a realidade local, dando voz e vez às crianças, adolescentes e jovens da região. Atualmente, conta com patrocínio de projetos junto ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a Prefeitura Municipal de Corumbá/MS, além de diversos parceiros institucionais e doadores.
Para aqueles que desejam contribuir ou se tornar parceiros do Moinho Cultural, a instituição está aberta a novas parcerias. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: imc@moinhocultural.org.br ou siga suas redes sociais no Instagram (@moinho_cultural).