A candidata a deputada federal, Coronel Neidy Nunes Barbosa Centuriao (PSDB) pretende expandir seu trabalho e implantar políticas públicas para a sociedade caso eleita nas eleições deste ano. Ela tem percorrido o Estado e conversado com a população sobre suas propostas.
Para o site ALSO News, ela destacou sua atuação no Centro de Equoterapia da Polícia Militar. “Há 20 anos trabalho nesse projeto, desde elaboração, ajustes, capacitação e documentação necessária para legalização e implantação do Centro de Equoterapia da Polícia Militar. O início deu-se em 2001 em Dourados com a capacitação na Ande Brasil de profissionais da Pestalozi, da PM e Veterinários, já em 2002 montamos o projeto e registramos com a documentação necessária e colocamos para funcionar, inicialmente com o objetivo de atender aos militares sequelados e a comunidade”.
“Hoje em Campo Grande há mais de 130 praticantes em atendimento. Na mesma época os comandantes dos Batalhões de Aquidauana também implantaram Centros de Equoterapia naqueles municípios. Em 2007, tivemos a oportunidade de implantaria Centro de Equoterapia em Corumbá. Vale ressaltar que esses Centros já realizaram mais de 160 mil atendimentos gratuitos. Até junho desse ano eu ainda fazia parte do Centro de Equoterapia mas tive que me afastar devido a campanha”, afirmou Neidy.
“Implantamos em Dourados quando trabalhamos lá, no período de 2000 a 2002 o projeto ‘Cavalgando para o Futuro’. Era um projeto realizado na cavalaria da PM, unidade a qual eu comandava, e lá recebíamos crianças no contra turno da Escola e eles tinham noção de cidadania, esporte, ordem unida e reforço escolar, além de iniciação à informática e encaminhamento ao mercado de trabalho. Além das campanhas de Dia das Crianças e Natal”.
No Estado, a candidata tem tido uma agenda extensa nos municípios. “Passei por Três Lagoas, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Paraiso, Figueirão, Alcinópolis, Coxim, Aquidauna, Dois Irmãos do Buriti, Terenos, Miranda, Corumbá, Rio Brilhante, Maracaju, Dourados, Naviraí, Ponta Porã, Jardim, Bonito, Nova Andradina, Bataiporã, Novo Horizonte do Sul, Selvíria…”.
Na campanha, Neidy tem sido surpreendida com tanto apoio. “Estou com uma equipe maravilhosa de amigos e voluntários que estão me apresentando para as pessoas das quais não conheço, nos mais diversos locais, tanto pessoalmente quanto em mídia digital ou impressa, possibilitando que mais pessoas me conheçam e possam fazer com que eu seja uma opção de voto viável ao eleitor. Além das mídias sociais e caminhadas, adesivações e bandeiradas, estou presente sempre que possível”, complementou.
Desafios – “Todos os dias enfrentamos desafios, principalmente por nenhum dia ser igual ao outro, pois fazemos o que a sociedade precisa que seja feito, por vezes estava na parte administrativa e havia um chamado para o operacional e voltava dois ou três dias depois, isso é complicado se temos filhos, mas sempre pude contar com rede de apoio, marido, babá, e família de meu esposo”, disse Neidy.
“A atividade militar possui uma identidade masculina e precisamos nos adequar, é uma atividade difícil pois nossa sociedade ainda tem preconceito e por vezes não consideram que as mulheres possuem a técnica policial e portando a força nem sempre é imprescindível, mas são barreiras que vem sendo superadas e muitas situações têm sido adequadas internamente para que as mulheres possam atender as necessidades dos filhos”.
“Todas nós mulheres profissionais enfrentamos dificuldades, em algum momento, e as superamos e mostramos nossa capacidade de trabalho e profissionalismo e isso pavimenta a cada dia mais o caminho para as próximas que virão, um exemplo disso é que em 2007 quando cheguei na PM do MS as mulheres atuavam no administrativo, trânsito e poucas nas unidades de batalhões de área, somente em Campo Grande. Hoje as mulheres estão atuando também nos municípios do interior do Estado, nos batalhões especializados, onde se preparem e capacitem para estar, pois somos uma polícia técnica e profissional, que obedece às Leis e as faz cumprir”, pontuou a candidata.
Propostas – Neidy tem muitas propostas na área do esporte, educação, regionalização de procedimentos cirúrgicos, segurança pública, acolhimento adequado para mulheres vítimas de abusos, entre outras. Para saber mais da candidata acesse as redes sociais @coronelneidy.