A LUZ, fornecedora digital de energia elétrica do Grupo Delta Energia, inaugurou hoje mais uma fazenda solar, agora no município de Lagoa Bonita (MS). A fazenda, localizada em uma área de 25 alqueires, tem capacidade de produção de 2,358 MWp (Megawatt Pico), o que apoiará a estratégia da LUZ em levar uma fonte de energia renovável e uma nova forma de consumo consciente para moradores e pequenos comerciantes de todo o estado.
Em solenidade no dia 04 de abril de 2024, as 9:00 da manhã com Luiz Alberto Pereira, secretário adjunto da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana) — que foi representando a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes; Alípio Oliveira, Cônsul do Cazaquistão; Norton Camatte, Presidente da Associação de Procuradores do Mato Grosso do Sul; Coronel Nelson da Silva, Presidente do Operário Futebol Clube; e Marcos Moraes, representante do Grupo Delta, representantes da LUZ comemoraram mais este importante momento que empodera os consumidores brasileiros a ter liberdade de escolha do seu fornecedor de energia. A medida é garantida pela Lei 14.300, vigente desde janeiro de 2022, e possibilita a transferência da titularidade das contas de energia elétrica para o consumidor-gerador. Na prática, isso significa que o morador ou pequeno comerciante, ao optar pela LUZ como fornecedora de energia, passa a receber na sua residência e/ou comércio energia de fonte renovável, gerada em fazendas solares como essa em Lagoa Bonita, mas com muitos diferenciais de serviço que garantem maior controle de gasto e economia de até 20% na fatura mensal.
Com a nova fazenda solar de Lagoa Bonita, a LUZ passa a ter dez fazendas operacionais, em um projeto com 22 fazendas solares, que juntas fornecem energia para mais de 750 cidades, em quatro estados do Brasil. Em Mato Grosso do Sul, a fornecedora tem, além dessa, mais duas fazendas solares: uma em Três Lagoas e outra em construção em Campo Grande.
“Nós estamos renovando a relação das pessoas com o setor elétrico, revolucionando a forma de produzir e consumir energia de fontes renováveis. Nosso investimento na região apoia o desenvolvimento e aumenta a capacidade de energia solar que chegará aos imóveis e comércios dos sul-mato-grossenses. Serão 13 MWp de energia produzida e fornecida para o estado”, relata Rafael Maia, CEO da LUZ.
A nova fazenda coloca o município numa posição econômica ainda mais relevante no estado, com a geração de empregos diretos e indiretos, e com o apoio à preservação do meio ambiente. Somando a produção de energia das três unidades em MS, a LUZ está evitando que a emissão de 193 mil kg de gás carbônico (CO²) sejam liberados por mês na atmosfera, o equivalente a preservação de 535 mil árvores da Mata Atlântica.
O projeto faz parte do plano de expansão da empresa — com os investimentos da holding Delta Energia — que estima atender 100 mil beneficiários até o final de 2024, transacionando 150 megawatts (MW) por meio de geração distribuída (GD) em todo o Brasil neste período.
LUZ, uma nova forma de consumir energia
A revolução no consumo de energia solar por residências e comércios no Brasil só é possível graças à tecnologia embargada pela LUZ. A companhia, que atua desde 2022, reinventou a forma de comprar, controlar e pagar pelo consumo de energia, de forma 100% digital, via app, e inteligente, com um dispositivo de desenvolvimento próprio.
Com modelo de geração distribuída compartilhada, a LUZ mantém sua geração de energia solar própria nas chamadas “fazendas solares”. É delas que a empresa fornece energia para residências e pequenos comércios de baixa tensão.
Ao fazer a mudança de fornecimento para a LUZ, o consumidor passa a ter instalado gratuitamente em sua/seu residência/comércio o Medidor Inteligente, que é feito com tecnologia de ponta, conectado à internet, via wi-fi, e acoplado ao quadro de energia do imóvel. Logo, os sensores do medidor identificam o comportamento de cada equipamento elétrico e enviam as informações simultaneamente para o aplicativo da LUZ, disponível para celulares Android ou IOS. Nele, o usuário tem visibilidade do seu consumo de energia elétrica em tempo real. Assim, ele sabe o quanto está gastando por hora, dia, mês e até por aparelho, e ainda recebe dicas personalizadas para um consumo mais eficiente, na palma da mão, inclusive à distância. Com essas informações, o cliente pode fazer a autogestão do seu consumo, garantindo uma economia ainda maior.
Para realizar a migração, basta que o consumidor acesse o site da empresa (www.sualuz.com.br), faça a simulação de economia e contrate em três cliques, tudo de forma digital. Após a contratação, o cliente receberá uma fatura única todos os meses, e o medidor inteligente será instalado por um técnico especialista, rapidamente e sem mudanças na fiação interna.