Lando Norris conseguiu evitar o caos da largada e conquistou uma vitória dominante no Grande Prêmio da Cidade do México a partir da pole position, neste domingo (26). Com isso, tomou a liderança do campeonato de Fórmula 1 do companheiro de equipe da McLaren, Oscar Piastri, por um único ponto.
O australiano Piastri, que havia iniciado a corrida em sétimo lugar e 14 pontos à frente do britânico, terminou em quinto após um safety car virtual tardio negar-lhe a chance de disputar o quarto lugar, depois de uma perseguição emocionante.
Charles Leclerc ficou em segundo lugar pela Ferrari, 30,3 segundos atrás de Norris, enquanto o atual campeão da Red Bull, Max Verstappen, conquistou seu sexto pódio consecutivo em terceiro lugar após uma última volta de tirar o fôlego que o deixou apenas 0,7 s atrás do monegasco.
Norris agora tem 357 pontos contra 356 de Piastri, com Verstappen somando 321. O holandês mantém vivo o sonho da virada, ao encolher a vantagem das McLarens, que era de 104 pontos no final de agosto.
“Que corrida. Eu só pude manter meus olhos focados e para frente e me concentrar no que eu estava fazendo”, disse Norris, que foi vaiado pela torcida local por motivos inexplicados. “Uma corrida bastante direta para mim, que é exatamente o que eu queria. Uma boa largada, um bom arranque, uma boa primeira volta e pude seguir a partir daí.”
O inglês Oliver Bearman, da Haas, ficou em quarto, no melhor resultado da carreira. Ele estava 1,1 s à frente de Piastri na bandeira quadriculada agitada pelo ex-campeão peso-pesado de boxe Evander Holyfield.
Kimi Antonelli ficou em sexto pela Mercedes, com o companheiro de equipe George Russell em sétimo e Lewis Hamilton em oitavo pela Ferrari após uma penalidade de 10 segundos que o fez cair da terceira posição.
Esteban Ocon ficou em nono pela Haas e o brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, conquistou o último ponto.
A Ferrari voltou ao segundo lugar, um ponto à frente da Mercedes, em um campeonato de construtores já vencido pela McLaren.
Norris fez uma largada limpa da pole quando as luzes se apagaram, mas se viu em uma disputa a quatro na longa reta até a curva um, com Verstappen cortando a curva e passando pela grama da área de escape.
Leclerc então cortou a curva dois, devolvendo a posição a Norris, que emergiu do caos à frente, enquanto Verstappen ganhou uma posição, ficando em quarto para a intensa irritação de Russell.
“Fui espremido como louco”, disse Verstappen pelo rádio da equipe enquanto Russell, que largou em quarto, pedia em vão para que o tetracampeão mundial fosse forçado a devolver a posição.
Verstappen e Hamilton, que estava em terceiro, então fizeram contato na volta seis quando foram lado a lado, com o piloto da Red Bull tentando ultrapassar na curva um, mas acabando por cortar a próxima curva.
Hamilton saiu na curva quatro, voltando pela grama, e recebeu uma penalidade por sair da pista e ganhar vantagem. A colisão não resultou em nenhuma ação adicional.
Enquanto isso, Bearman havia subido para o quarto lugar, de nono na largada, e estava nas posições de pódio enquanto Hamilton cumpria sua penalidade na volta 24. O piloto da Ferrari voltou em 14º e teve que lutar para subir novamente no pelotão.
Norris estava, nesse momento, 11,5 segundos à frente de Leclerc e desfrutando de uma tarde tranquila sob o sol, aumentando constantemente sua vantagem.
A próxima etapa do circuito será o GP do Brasil, em São Paulo, de 7 a 9 de novembro.

