João Fonseca vence de virada na estreia em Paris – 28/10/2025 – Esporte

por Assessoria de Imprensa


João Fonseca venceu o canadense Denis Shapovalov, número 24 do ranking mundial, pela primeira rodada do Masters 1000 de Paris, por 2 sets a 1, com parciais 5/7, 6/4 e 6/3. O torneio é do segundo nível do circuito profissional, abaixo apenas dos quatro Grand Slams.

Foi a primeira partida de Fonseca após a conquista, no domingo (26), do ATP 500 da Basileia, principal troféu até agora da precoce carreira do carioca de 19 anos. Na decisão, ele derrotou o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, número 18 do mundo.

Nesta terça, em um primeiro set muito disputado, com os dois tenistas confirmando seus saques, pesaram contra o brasileiro erros no game decisivo. O canadense conseguiu a única quebra e fechou em 7 a 5.

João tratou de se recuperar rapidamente e conseguiu uma quebra no primeiro game do segundo set. O carioca manteve o controle das ações, voltou a quebrar o serviço do rival e, mesmo sofrendo uma quebra, empatou a disputa com um 6 a 4.

A arquibancada foi se enchendo durante o jogo e, no início do terceiro set, estava praticamente lotada. Pouco antes de começar a etapa decisiva, João pediu atendimento médico, conversou com um profissional no canto da quadra, mas voltou ao jogo.

De cara, o brasileiro quebrou o saque do canadense no primeiro game. Na sequência, João salvou uma sequência “break points” e confirmou seu serviço.

Com 2 a 1 a seu favor, João voltou a sinalizar problemas físicos. Ele pediu atendimento médico no chão da quadra. Na volta, fechou a partida em 2 sets a 1.

A vitória na Suíça elevou Fonseca ao 28º lugar do ranking mundial, melhor posição dele até hoje. Em função dos resultados dos outros tenistas, é provável que ele suba na semana que vem pelo menos para 24º –exatamente a posição ocupada no momento por Shapovalov.

Na partida anterior entre o brasileiro e o canadense, na semana passada, pelas quartas de final do torneio da Basileia, houve um momento de estresse entre os dois jogadores. Shapovalov se queixou ao juiz de cadeira que, em pelo menos dois momentos, estava prestes a sacar quando o brasileiro pediu que esperasse.

O jogo desta terça foi disputado na quadra 1, a segunda principal da nova sede do torneio, a Arena La Défense, que foi palco da natação na última edição dos Jogos Olímpicos. Até o ano passado, o torneio era disputado na Arena de Bercy, que abrigou a ginástica artística em Paris-2024. O local era considerado pequeno para um torneio desse porte.

Um bom número de brasileiros, com camisas da seleção e de clubes, estava presente para entoar o já tradicional grito de “Joããão Fonseeeca”. Os pais do atleta, Roberta e Christiano, também estavam presentes. Eles chegaram à Europa a tempo de assistir à vitória do filho na final da Basileia.

Os dois jogadores já entraram em quadra sabendo que o vencedor enfrentaria na segunda rodada o russo Karen Khachanov, 14º do ranking mundial, que derrotou facilmente o norte-americano Ethan Quinn por 6/1 e 6/1. Khachanov foi o campeão do Masters 1000 de Paris em 2018, disputado em Bercy. A partida da segunda rodada está prevista para quarta (29).



Source link

Related Posts

Deixe um Comentário