João Fonseca venceu o espanhol Jaume Munar na semifinal da ATP 500 de Basileia, na Suíça, por 2 sets a 0, parciais de 7/6(4) e 7/5, neste sábado, e segue em busca de seu segundo título no ano. A decisão será disputada neste domingo, às 11h30 (horário de Brasília), com rival ainda a ser definido. Ugo Humbert e Alejandro Fokina se enfrentam ainda neste sábado pela outra vaga na final.
João vai para sua maior final na carreira e, no caso de título, ele furará a bolha dos 30 melhores do mundo no ranking da ATP. Até o momento, João está 34º posição, após performance na Suíça e em lista ainda a ser divulgada.
João é o quarto finalista mais jovem na Basileia e o primeiro brasileiro a disputar uma final de ATP 500 (denominação que surgiu em 2009). O tenista de 19 anos superou a marca de Thomaz Bellucci, que conseguiu chegar até a semifinal do ATP de Acapulco de 2011 — o paulista, na ocasião, perdeu para Nicolás Almagro, que acabou como vice de David Ferrer dias depois.
Fonseca, que começou o torneio em 46º no ranking, não disputava uma semifinal desde março desde ano. Na ocasião, Fonseca acabou campeão do Challenger de Phoenix, com vitória sobre Alexander Bublik na final.
O primeiro set foi bem disputado. Os dois tenistas erraram pouco. João acertou 27 bolas vencedoras e cometeu apenas 10 erros não forçados. O brasileiro variou bem as jogadas, acelerando e segurado o ritmo quando precisava. No tie-break, ele venceu por 7 a 4. No segundo set, João devolveu a quebra de saque e empatou em 4 a 4, após dupla falta do espanhol. O brasileiro soube aproveitar o bom momento, uma vez que Munar estava no comando e tinha 2 a 4. Após João confirmar o serviço (5 a 4), Munar sacou pressionado mas fez excelente game levando o jogo a 5 a 5. João foi bastante ofensivo e no ponto do empate em 40 a 40, no último game, o brasileiro salvou uma bola curta e incrível de Munar que lhe valeu a vitória.
João Fonseca havia avançado para a semifinal após partida tensa contra o canadense Denis Shapovalov, número 23 do mundo. O brasileiro começou mal, mas reagiu, virou a partida e jogava bem até Denis desistir na reta final do terceiro set.
Ter chego à semifinal já havia sido o seu melhor resultado em um ATP 500. Até então, sua melhor campanha havia sido no Rio Open do ano passado, quando foi eliminado nas quartas de final.
O duelo da semifinal contou com parciais de 3/6, 6/3. O terceiro set interrompido tinha João com vantagem de 4 a 1. A partida durou pouco mais de uma hora e organização do evento e a ATP não divulgaram o motivo da retirada do canadense.
A programação de João inclui ainda o Masters 1000 de Paris, a partir da próxima segunda, e encerrará o ano no ATP 250 de Atenas, que começa em 2 de novembro.

