Em uma noite mágica diante de sua torcida, o Inter Miami de Lionel Messi goleou o New York City por 5 a 1 no sábado (29) e avançou para sua primeira final da MLS (liga norte-americana de futebol), onde enfrentará o Vancouver Whitecaps, comandado pelo alemão Thomas Müller.
O time canadense, que derrotou o San Diego FC por 3 a 1 na final da Conferência Oeste, e o Miami, vencedor da Conferência Leste, se enfrentarão no próximo sábado (6) pelo título, no estádio do Inter Miami.
O argentino Tadeo Allende foi o herói da classificação do Miami com um hat-trick, enquanto seu jovem compatriota Mateo Silvetti e o venezuelano Telasco Segovia completaram a goleada.
A vitória foi celebrada em grande estilo por quase 22 mil torcedores em Fort Lauderdale —nos arredores de Miami—, onde convidados especiais como o tenista espanhol Carlos Alcaraz também brilharam, entregando o troféu de campeão da Conferência Leste ao capitão Messi.
“Este é o jogo que sonhávamos no início da temporada, uma final em casa diante da nossa torcida”, comemorou o técnico Javier Mascherano.
Hat-trick de Allende
Em sua sexta temporada na MLS, o Inter Miami poderá cumprir a promessa de dominar o futebol norte-americano, promessa feita com a contratação de Messi, em meados de 2023.
O Inter deixou escapar um segundo título da Leagues Cup em agosto, perdendo a final para o Seattle Sounders, mas inesperadamente encontrou sua melhor forma no final desta extenuante temporada, somando 30 gols em oito partidas disputadas desde outubro.
Messi, o principal arquiteto dessa explosão de gols, cedeu os holofotes aos seus companheiros de ataque neste sábado, especialmente a Tadeo Allende.
O atacante nascido em Córdoba chegou a oito gols em cinco jogos dos playoffs, igualando o recorde da pós-temporada, que pertencia ao guatemalteco Carlos Ruiz desde 2002.
O hat-trick de Allende começou quando ele recebeu um passe de Sergio Busquets, avançando desde o seu próprio campo, e marcou com um potente chute de pé direito aos 14 minutos.
O segundo gol também surgiu da percepção tática do meia espanhol, que rapidamente sofreu uma falta após um pequeno desentendimento entre Messi e seu compatriota Maxi Moralez.
Alba recebeu a bola na ponta esquerda e cruzou para a área do New York, onde Allende (23′) cabeceou para o ângulo.
A alegria no Chase Stadium foi absoluta quando os visitantes diminuíram o placar com uma cabeçada indefensável do americano Justin Haak (37′).
A franquia nova-iorquina ameaçou repetir a zebra da semana passada contra o Philadelphia Union, líder da temporada regular.
Aos 66, o goleiro argentino Rocco Ríos Novo salvou o Inter em uma finalização de Julián Fernández e, um minuto depois, Silvetti marcou o gol da tranquilidade local após uma assistência de Messi.
As arquibancadas explodiram quando Segovia (83′) marcou o quarto gol após um toque de calcanhar magistral de Alba, e Allende (89′) completou a goleada com outro contra-ataque fulminante.
Busquets e Alba em busca do último título
Com esta vitória, Alba e Busquets terão a oportunidade de se despedir do futebol lutando por um último troféu.
Eles enfrentarão um rosto familiar, Thomas Müller, que chegou à MLS em agosto para comandar o Vancouver Whitecaps.
O ex-meia-atacante do Bayern de Munique já enfrentou diversos ex-jogadores do Barcelona, incluindo Messi, inclusive na vitória da Alemanha sobre a Argentina na final da Copa do Mundo de 2014.
“Gosto de assistir ao Messi, mas o Miami é um time muito forte”, enfatizou Müller. “É uma grande final, eu queria essa final, e aqui estou eu.”
O Vancouver Whitecaps, a revelação da temporada da MLS, derrotou o San Diego Padres com tranquilidade, com dois gols do americano Brian White (8′, 45+2′) e um gol contra do goleiro mexicano Pablo Sisniega (11′).
O mexicano Hirving “Chucky” Lozano, que novamente começou no banco de reservas, descontou para os californianos aos 60 minutos com um chute de fora da área que desviou em um defensor.
Para o San Diego, líder da Conferência Oeste na temporada regular, foi uma despedida dolorosa do sonho de conquistar o título em sua temporada de estreia na MLS.

