ROPPONGI - 970x250

Inquieta, focada e preparada: Dany Duarte dá um passo à frente para continuar missão em prol das famílias campo-grandenses

'Minha luta é por Políticas Públicas voltadas às áreas da Assistência Social, Saúde e Educação'

por Roberta Cáceres

Uma mulher inquieta que sempre busca fazer muito mais do que o necessário. Se com um projeto ela já consegue ajudar muita gente, imagina como vereadora. Daniela de Cássia Duarte, conhecida como Dany Duarte, está preparada para continuar sua missão em prol das famílias campo-grandenses. Ela é focada como uma águia e vê de longe as diferentes formas e mecanismos para auxiliar e prevenir vulnerabilidades familiares.

A Revista AL.SO entrevistou Dany que se colocou à disposição como candidata a vereadora em Campo Grande. “Quando eu tomo a decisão de enfrentar o desafio que se apresenta em minha frente, não desisto, apesar das dores, luto e sigo até ao final. Já tive provas de que migrar para a carreira política não é um processo fácil. O caminho é íngreme e nem todas as pessoas que estavam conosco desde o início, ou do meu convívio, conhecem minha história de vida e vitórias já conquistadas através do suor do meu rosto, para que me deem credibilidade”, afirma.

“Quero muito representar àqueles que já me conhecem de algum trabalho, e todas e todos os meus eleitores, bem como as demandas de toda a população, junto à Câmara Municipal desta linda Cidade Morena!”, complementa Dany.

ATUAÇÃO – Ela está à frente do “Movimento Mãe Águia de Combate à Violência Sexual Cometida Contra Crianças e Adolescentes” há 11 anos em Campo Grande. É Assistente Social graduada pela UCDB. Ativista em Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Mulheres, executora dos projetos de “prevenção, combate e atendimento”. Possui duas especializações em Política de Atendimento à Criança e ao Adolescente em Situação de Violências; em Metodologias e Gestão; em Saúde Mental e Atenção Psicossocial; e segunda formação em Psicodrama. Suas atividades, oficinas e ações preventivas ao longo de sua trajetória, originaram a pesquisa e dissertação de Mestrado, resultando na fundação do movimento que se tornou um marco em sua carreira, demonstrando seu ativismo social inabalável.

Ao longo dos anos, ocupou espaços voluntários em Coordenações Estaduais de Comissões e Comitês, ativista de Conselhos Estaduais e Municipais, representando a sociedade civil (Mãe Águia); e Conselho Local de Saúde, representando Trabalhadores do SUS, onde atua como Assistente Social na USF Mário Covas/SESAU/PMCG, há 14 anos, sendo plantonista da UPA Universitário, com dedicação e compromisso incansáveis.

Autora de três livros, incluindo “Movimento Mãe Águia”, Dany é reconhecida por sua liderança e contribuição significativa na área do Serviço Social e à frente dos trabalhos da OSC Mãe Águia.

“Atuei como voluntária, elaborei 30 projetos, os quais foram aprovados pelos órgãos competentes e executados pela equipe às famílias atendidas pela OSC (ONG) e diversas comunidades fora do território da Entidade, ou seja, com e para a população de Campo Grande. O foco principal defendido foram os direitos de crianças, adolescentes e mulheres (múltiplas violências); combate, prevenção e atendimento para minimização dos traumas causados com tais violações, e rompimento do ciclo da violência. Defendemos que a geração de emprego e renda; o empreendedorismo; e, a efetivação da Lei Serviço Social e Psicólogos nas Escolas, são ações que impactarão diretamente no desenvolvimento, emancipação e autonomia das famílias em sua totalidade”, ressalta.

Dany acompanha de perto as dificuldades da população. “Minha luta é por Políticas Públicas voltadas às áreas da Assistência Social, Saúde e Educação, apostando na implementação e implantação de serviços específicos de cada área, pois, com certeza, impactará positivamente não somente nestas melhorias para a população de Campo Grande, como principalmente na Política de Segurança Pública, diminuindo a criminalidade, o aumento de população de rua, o uso e abuso de álcool e outras drogas pelas crianças, as múltiplas violências, as vulnerabilidades familiares e a evasão escolar”.

PREPARADA – Como vereadora, Dany tem chances de fazer muito mais pelas famílias e explica o motivo que a fez a lançar o nome como candidata. “O apelo de famílias em comunidades de minha atuação. O incentivo, valorização e motivação de amigas e amigos que conhecem minhas lutas profissionais e coletivas. O grave acidente de trabalho sofrido em unidade de saúde da qual eu atuo, me fez refletir que por mais de 30 anos servi e atuei com famílias na rede local e que talvez fosse o momento de lutar por condições de expansão de todo nosso trabalho já realizado através do ativismo social. Além de elaborar leis, discutir e votar projetos que serão transformados em legislação; fiscalizar a gestão e acompanhar a execução do orçamento municipal; e apreciar as contas públicas a serem implantadas por programas governamentais”, ressalta.

DESAFIOS – Questionada sobre quais são os principais desafios, Dany comenta que um deles é desmistificar a crença de que a política é corrupta. “Desmistificar que somente existem apoiadores corruptos — somente vota em troca de algo; concorrer com candidatas e candidatos que possuem maior estrutura e que estão tentando reeleição; enfrentar violência política; sofrer preconceito e discriminação de gênero; sofrer humilhações na tentativa de conquistar votos”.

“Já avançamos muito nos últimos anos com a lei que garante uma cota de candidaturas femininas, mas o progresso não é suficiente para nos sentirmos realmente contempladas. Estudo demonstra que a maior presença de mulheres na gestão pública aumenta a percepção de confiança da população feminina no setor público, além de contribuir para que as demandas e preferências delas sejam consideradas nas decisões sobre os recursos e lutas essenciais para o fortalecimento da sociedade em geral”, salienta.

MAIOR SONHO – “Meu sonho é utópico, infelizmente! Sonho com a época em que todos os protetores de crianças e adolescentes, não sejam mais seus algozes e/ou vitimizadores sexuais e das múltiplas violências. Independente das causas! E que a criança, o adolescente e a mulher, sejam atendidas e tratadas com humanização e prioridade em todas as suas necessidades biopsicossociais, com todos os sistemas operando de forma ágil, consistente e eficaz”.

VOTO DE CONFIANÇA – Se eleita, Dany pretende comemorar com aqueles que mais apoiaram: através do voto de confiança. “Sem dúvidas, reunir todas as crianças, adolescentes e suas famílias atendidas pela OSC Mãe Águia para comemorarmos o início de um novo tempo, uma nova história e um caminhar coletivo na gestão do meu mandato enquanto representante da população, das minhas eleitoras e eleitores que confiaram sua maior arma: um voto de confiança!! Suba na vida, mas não esqueça a sua origem!”, ressalta Dany.

BIOGRAFIA – Daniela de Cássia Duarte, nasceu em 30 de dezembro de 1969, na cidade de Piraí do Sul-Pr. Filha de um pai motorista e uma mãe dedicada ao lar, ela passou sua infância na cidade de Ponta Grossa – PR.

Seus primeiros anos foram marcados pela separação dos pais aos 8 anos de idade. Como a mais velha de quatro irmãos, Dany assumiu um papel protetivo desde tenra idade, cuidando dos seus irmãos mais novos. Experiência desafiadora, mas fortaleceu os laços familiares, e juntos, superaram as adversidades com resiliência, amor e respeito mútuo.

Estudou no Colégio São Sebastião e no Colégio São Luiz. Apesar das dificuldades intra-familiares, ela sempre valorizou sua educação e persistiu em seus estudos.

Aos 18 anos, mudou-se para Campo Grande, acompanhada de seu pai e irmãos, além da madrasta e seus filhos. Em busca de oportunidades, começou sua jornada profissional em uma transportadora, onde desempenhou funções, como: secretária e telefonista. Trabalhou ainda, como agente de viagens durante seus estudos, se esforçando com vendas de calçados e semijóias para pagar as mensalidades.

Além de suas conquistas profissionais, Dany também se tornou mãe. Seu filho, Raffael, de 25 anos. A trajetória é um testemunho de determinação, superação e amor pela família, destacando-se como exemplo de força, resistência e resiliência diante dos desafios da vida.

CONHEÇA MAIS – Nas redes sociais, Dany está no Instagram – @mae.aguia e Facebook – Movimento Mãe Aguia. A OSC Mãe Águia recebe visitas, doações e associados físicos e jurídicos. Localizado na Rua Maria Katayama, 119 – Jardim das Perdizes. Mais informações pelo (67) 99183-1932 / 99116-2395.

Related Posts

Deixe um Comentário