É a primeira vez que o Estado de Mato Grosso do Sul terá duas mulheres candidatas à presidência da República, são as senadoras Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União). O nome da candidata do União foi definido recentemente após desistência do presidente da legenda, o deputado Luciano Bivar (PE), de concorrer ao posto.
Nunca antes que o Estado esteve em tamanha evidência no cenário político brasileiro. Outro nome forte e vista como a “queridinha” por muitos da ala bolsonarista, é a deputada federal Tereza Cristina (PP), que chegou a ser cogita como eventual vice do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela é pré-candidata ao Senado, sendo a que melhor aparece nas pesquisas de opinião.
O partido do União Brasil, de Sorayara, tem um alto saldo de fundo partidário, o que traz interesse das siglas para fazer parte da Federação. Agora, ela e Luciano Bivar tem que definir até o fim da semana qual será o caminho do partido.
A pré-candidata tem mais quatro anos como senadora, já que o mandato é de 8 anos. Por isso, está tranquila quanto a sua eventual reeleição. Já Simone Tebet tem seu mandato encerrado ao fim deste ano.