Luis Henrique Soares, mais conhecido apenas por Henrique Soares, é nascido e criado em Campo Grande/MS. Hoje, aos 40 anos, se considera um empreendedor. “Empreendo no ramo de churrasco. Escolhi esse nicho pelo simples fato de gostar e apreciar uma boa carne, mas saber preparar, é outros quinhentos”.
Atualmente, vive disso. Complementa o simples churrasco com o buffet completo. “Sirvo arroz, arroz carreteiro, mandioca, vinagrete, farofa, além do churrasco, onde entrego o modelo fogo de chão, o tradicional e a linha gourmet, e consigo atender cerca de duas mil pessoas em um evento, por exemplo”.
Mas o espírito empreendedor não começou agora. Em 2012, Henrique atuava no ramo do varejo com um mercado de bairro totalmente fora do padrão. Ele foi um dos pioneiros de ter um mercado totalmente ‘self-service’. Com esse mercado no bairro Dr. Albuquerque, teve acesso a frutas, verduras, legumes, cortes de carne e aprender mais sobre alimentos. “Peguei gosto pela área e comecei a fazer churrasco no mercado para os clientes. E foi aí que a paixão começou”. Henrique é o autor da frase “escolha o seu corte de carne; fazemos na hora para você”.
Henrique então, de tanto estudar e aprender sobre o assunto, começou a implantar a parrilla aos campo-grandenses. Parrilla é um sistema de grelhas móveis usadas e criadas pelos Argentinos para preparar carnes. Esse sistema diferentemente das churrasqueiras tradicionais usadas no Brasil, apenas as brasas quando incandescentes são utilizadas para assar as carnes, peixes, frango, ovinos e suínos.
Movido a desafios que as pessoas propõem ao profissional, Henrique começou a trazer coisas diferentes. “Sou movido a desafios. As pessoas, todos os anos, me desafiam. Então, revolucionei o fogo de chão, onde transformei ele em um forno a céu aberto. Um simples espeto, eu consigo trançar na minha costela de fogo de chão, aí dei o nome de espeto trançado e por aí vai”.
Além do churrasco, Henrique também foi para o lado dos hambúrgueres. “Eu acabei criando uma linha de hambúrguer e com isso participei do Burguer Fest, de uma tradicional hamburgueria da cidade. Fiquei em segundo lugar, e com isso, fiz várias parcerias com outros estabelecimentos onde eu pude criar o hamburguer da casa, onde cada casa tem seu próprio lanche”.
Com a pandemia, Henrique precisou se reinventar. Como os eventos, onde ele estava acostumado a fazer, pois as pessoas o contratam para assar aquela carne de primeira qualidade, o profissional firmou parcerias em alguns bares, restaurantes, lojas e conveniências, levando todo seu equipamento, a parrilla e demonstrando o que sabe fazer, frente a frente com os clientes das empresas. “Todo desafio eu consigo transformar em ações diferentes”.
Fora do estado Henrique é conhecido como o ‘cara’ que faz carnes exóticas; em Campo Grande, como o ‘cara’ do hambúrguer artesanal, da parrilla, do fogo de chão, da costela com quatro horas, do varal pantaneiro, e por aí vai. Ele costuma trabalhar com todos os tipos de carne: frango, bovino, suíno, peixe, além de avestruz, jacaré. Todos no cenário do churrasco com o toque pantaneiro.
Henrique não coloca dificuldade em seu trabalho. Ele que é chef assador, faz o churrasco onde tem espaço. “Na beira da piscina, na varanda, em uma simples garagem, onde o cliente pede, eu estudo e faço”. Os temperos que ele usa fazem dele um profissional com muito know-how no que faz. “Eu transformo cada alimento em uma obra de arte, seja no sabor, no tempero, no ponto. Eu faço arte com o churrasco”.
“O meu diferencial é que eu coloco o meu toque nas coisas tradicionais. Por exemplo a costela, eu a faço rápida. Não precisa aquele tempo todo de cocção.”
Graças a dedicação, Henrique hoje vive da gastronomia. “Sempre estou criando coisas dentro desse universo. Tenho programa na internet. Virei embaixador de uma marca. Realmente eu vivo da carne, além de trabalhar com beleza, pois sou parceiro de uma barbearia bem conhecida em Campo Grande”.
No currículo, Henrique carrega vários festivais. “Levei a nossa cultura por várias regiões do Brasil, e tive a honra de participar do Desafio dos Chefes, onde levei o caneco com o Chimi Burguer, criação minha. Já ministrei vários workshops também. Tudo que me convidam tem a ver com o que faço. E adoro passar meus conhecimentos a todos”.
Carnes Exóticas
Como já mencionado, Henrique gosta de um desafio. E quando desafiam ele a respeito de carnes exóticas, ele mostra que não está para brincadeira. “Jacaré, avestruz e pirarucu são carnes que eu cozinho facilmente. Toda essa linha eu estudo e me aperfeiçoo”.
Varal Pantaneiro
O Chef criou o Varal Pantaneiro, onde a carne é pendurada em ganchos de ferro e colocada sobre a lenha que fica no chão. Como fica mais distante do calor do que na churrasqueira convencional, o processo é lento, deixando os pedaços mais suculentos e defumados. “Tradicionalmente o assado de varal é feito com costela. Mas eu já sai disso, faço outros cortes com osso. E acabo incrementando com outros assados como frutas e legumes que são servidos com o churrasco”.
Eventos
Henrique consegue atender eventos para muitas pessoas, pois é preparado para isso. “Eu levo meus equipamentos e faço a felicidade dos meus clientes. “Tudo que coloco a mão, tento fazer com amor, com dedicação e sempre tento entregar algo diferente”.
Henrique Soares
Instagram: @henriquesoaresmc
WhatsApp: (67) 9 8409-7383