Duas aeronaves da Marinha dos Estados Unidos caíram no Mar do Sul da China, em incidentes separados, nesse domingo, informaram autoridades, sem registro de mortes.
O primeiro acidente envolveu um helicóptero MH-60R Sea Hawk, que “caiu nas águas do Mar do Sul da China enquanto realizava operações de rotina a partir do porta-aviões USS Nimitz”, segundo comunicado da Frota do Pacífico da Marinha norte-americana.
- Navio de guerra dos EUA chega a Trinidad e Tobago, no Caribe, e Venezuela vê ‘provocação hostil’
- Rússia anuncia teste final bem-sucedido de míssil de cruzeiro movido a energia nuclear, e Putin elogia: ‘Alcance ilimitado’
Equipes de busca e resgate recuperaram os três tripulantes que estavam a bordo do helicóptero, acrescentou o comunicado.
Meia hora depois, de acordo com a Marinha, um caça Boeing F/A-18F Super Hornet também caiu no Mar do Sul da China “enquanto realizava operações de rotina” a partir do mesmo porta-aviões, o USS Nimitz.
O comunicado informou que os dois tripulantes da aeronave se ejetaram e foram resgatados.
“Todo o pessoal envolvido está em segurança e em condição estável”, disse a Marinha. “A causa de ambos os incidentes está atualmente sob investigação”, acrescentou.
Os acidentes ocorrem enquanto o presidente Donald Trump realiza sua primeira viagem pela Ásia em seu segundo mandato. O secretário de Defesa, Pete Hegseth, também se prepara para iniciar uma série de visitas a diversos países asiáticos.
No início deste ano, dois aviões de guerra norte-americanos caíram do porta-aviões Harry S. Truman da Marinha enquanto operavam no Oriente Médio.

