ROPPONGI - 970x250

Há dez anos o Bloco Capivara Blasé reúne foliões de todas as idades para pular carnaval em Campo Grande

por Vinicius Bracht

O Carnaval de Campo Grande ganhou um brilho especial há exatos 10 anos, quando o Bloco Capivara Blasé deu seus primeiros ‘pulos’ na Cidade Morena. Sob a produção da Urgente Companhia, um grupo de teatro e produção cultural, o bloco surgiu de forma despretensiosa, movido pelo desejo de seus fazedores de cultura, artistas e atores de participarem do carnaval de uma maneira divertida.

 Angela Montealvão, produtora e Porta-Estandarte do bloco desde o terceiro ano de sua fundação, conta sobre a evolução do Capivara Blasé ao longo dos anos. “Eu não estava na fundação, eu entrei no terceiro ano do Bloco, e, quando eu entrei, a gente já instituiu a área Capivarinhas, porque, à medida que o Bloco foi crescendo, a gente foi vendo essa necessidade de acolher o maior número de pessoas possível, de uma maneira digna, de uma maneira confortável”, explica.

A área Capivarinhas, destinada a famílias com crianças pequenas, idosos e pessoas com necessidades especiais, tornou-se uma marca registrada do bloco. “É a garantia de continuidade, que essa cultura permaneça ao longo dos anos. A transmissão da cultura do carnaval para os pequenos é fundamental, e todo mundo merece pular o carnaval”, afirma Angela, destacando o compromisso do bloco com a inclusão e diversidade.

Em 2024

O ano de 2024 é um marco especial para o Capivara Blasé, que comemora sua primeira década de existência. A celebração não se limita aos dias de carnaval, mas inicia-se já nos pré-carnavais, com o “Esquenta Capivara Blasé” na Arena Sunset. “Os foliões podem esperar uma programação muito, muito especial. Além dessa comemoração de 10 anos do Bloco, nós estamos com os esquentas, que já iniciam no sábado, dia 20. Vai ser dia 20 de janeiro, 27 de janeiro e dia 3 de fevereiro. Uma temporada de esquenta reduzida, mas imperdível”, diz entusiasmada. Vale lembrar que os esquentas não são apenas uma preparação para a folia, mas também formas de viabilizar economicamente a saída gratuita do bloco às ruas.

O bloco sai na rua no dia 11 e 12 de fevereiro, ali na Esplanada Ferroviária. O nosso palco fica exatamente ali, na esquina da rua Dr. Temistócles, com a Calógeras. Ali é o palco Capivara“, detalha Angela.

O Carnaval do Capivara Blasé promete ser marcado por cores, purpurina e muita alegria, mantendo a tradição de ser uma das celebrações mais democráticas da cultura brasileira. “Quem é do bando, já tem que ir desde o primeiro até o terceiro. Para quando a gente chegar na rua, a gente já está, assim, do jeito que a gente gosta. Em bando e bem Blasé, bem coloridos, purpurinados. E comemorando aí os 10 anos de Bloco”, convida Angela Montealvão.

O Bloco Capivara Blasé não é apenas uma festa, mas uma manifestação cultural que cresceu, se transformou e se consolidou como parte fundamental do Carnaval de Campo Grande. Uma década de folia, inclusão e tradição, celebrada com entusiasmo pelo bando que faz do Carnaval uma festa para todos.

Related Posts

Deixe um Comentário