ROPPONGI - 970x250

Governo de MS entrega restauração da Casa do Artesão no dia 19 de março

por Assessoria de Comunicação

A obra de restauro Casa do Artesão será entregue no dia 19 de março a partir das 17h com uma grande comemoração e homenagens. Como parte do projeto “Retomada MS” e investimento de R$ 2,5 milhões do Governo, a unidade passou por restauração completa, desde instalações elétricas e hidros sanitárias, a elementos arquitetônicos, banheiros, esquadrias e pintura do prédio que fica na Av. Afonso Pena esquina com a Av. Calógeras.

Situada em um prédio histórico e centenário que marca o crescimento da nossa Capital, a Casa do Artesão de Campo Grande é um espaço singular de comercialização do rico e diverso artesanato de Mato Grosso do Sul. Sua sede foi construída entre 1918 e 1923 sob as ordens de Francisco Cetraro e Pasquale Cândida, com projeto do engenheiro Camilo Boni. Foi a primeira sede do Banco do Brasil (cujo cofre é uma das atrações do local), comércio e autarquia pública. A inauguração do espaço como Casa do Artesão ocorreu em 1º de setembro de 1975. A edificação é tombada como patrimônio histórico estadual.

A entrega da obra marcará o início das comemorações da semana do artesão, que visa fortalecer o artesanato do Estado e promover sua consolidação como setor econômico sustentável que valoriza a identidade cultural de Mato Grosso do Sul, através de ações de fomento, geração de renda, capacitação com foco no empreendedorismo, além de atividades que permitem a interação com o público, como as oficinas técnicas de demonstração do fazer artesanal.

Durante o evnto serão entregues as homenagens às três artesãs que representarão a classe na semana: Beatriz Barros, Lucimar Maldonado e Leslie Bassi Gaffuri que tem grande contribuição para o artesanato de MS com peças comercializadas em diversas feiras nacionais e internacionais. Será aberta também a exposição Rota Pantaneira, com obras de diversos mestres do artesanato dessa região.

Essa restauração é uma das mais importantes do projeto, segundo o secretário da Setescc Marcelo Miranda, “A entrega dessa restauração representa a valorização dos artesãos e artesãs do nosso Estado em uma data tão importante, que é o dia 19 de março, dia do artesão. Um espaço novo, revitalizado com o resgate histórico e de memórias que impulsionará a economia criativa, bem como o fomento do artesanato regional.”

Para o diretor presidente da Fundação de Cultura de MS, Max Freitas, “queremos fazer uma grande festa para a entrega da Casa do Artesão, esta obra é um marco da retomada das ações de restauração do governo e também um retorno do comércio de artesanato, de exposições e da reabertura à população de um prédio histórico da nossa capital”.

Para finalizar a festa haverá um show gratuito, para a população, dos artistas Geraldo Espíndola e Gabriel Sater.

Related Posts

Deixe um Comentário