Instituição suspendeu aulas após morte; velório será em Campo Grande onde mora o filho da estudante
A estudante Gabriela Simões Reis, natural de Campo Grande, morreu no último domingo (14) na Casa do Estudante da FURG (Universidade Federal do Rio Grande), no Rio Grande do Sul. Acadêmica do curso de Ciências Econômicas, ela é a segunda estudante da universidade a tirar a própria vida em menos de dois meses.
Estudante de Economia da FURG tira a própria vida, segunda ocorrência em dois meses. Gabriela Simões Reis, de Campo Grande, faleceu na Casa do Estudante no domingo (14). A universidade lamentou a perda precoce e destacou a dedicação da aluna. A morte de Gabriela, descrita como gentil e humana por colegas e professores, chocou a comunidade acadêmica. A FURG decretou luto oficial e suspendeu as aulas até 19 de setembro. Serviços de psicologia estão disponíveis para estudantes e servidores. Há cerca de 50 dias, outro aluno da universidade cometeu suicídio.
Em nota, a instituição comunicou que “o momento é de consternação pela perda precoce de uma vida” e destacou que Gabriela era uma estudante “bastante dedicada e que, durante a sua trajetória, construiu vínculos não só de aprendizagem, mas de cidadania, ao participar de ações acadêmicas dentro e fora da sala de aula”. Segundo o coordenador do curso, Pedro Leivas, “sentiremos a sua falta pelos corredores, nos grupos de trabalho e nos momentos de troca que também fazem parte do processo formativo”.
A universitária deixa um filho que mora com o pai em Campo Grande, para onde costumava viajar nas férias de julho e de fim de ano. A mãe, Leiliane Simões Vieira, contou que a jovem vivia um momento de planos e parecia estar bem, apesar do diagnóstico de depressão no passado. “Na quarta-feira ela estava feliz porque conseguiu um professor para ajudar no TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)”, relatou.
Segundo ela, a filha chegou a fazer tratamento e tomar medicação, mas havia sido liberada pelo médico há cerca de um ano. Trabalhava de dia, estudava à noite e mantinha a rotina dividida entre os compromissos e a vontade de passar mais tempo com o filho. O corpo será velado em Campo Grande, mas até a tarde desta terça-feira (16) a família ainda aguardava a confirmação da chegada.
Para a diretora do ICEAC (Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis), Audrei Cadaval, a morte impacta profundamente a unidade acadêmica. “Gabriela era uma aluna com um imenso potencial, dedicada e muito humana. Seguidamente, a levava de carona até a Casa do Estudante; sua gentileza no trato com colegas e professores era notável. Sua partida deixa um vazio irreparável para o ICEAC. Que possamos honrar a sua memória e o seu sonho”, afirmou a professora.
Cerca de 50 dias antes, outro estudante também tirou a própria vida. Lucas Sala Mendes Vieira, discente de Engenharia Mecânica, morreu no fim de julho. Na ocasião, o diretor da Escola de Engenharia, Luciano Biehl, disse que o jovem era “querido por toda a comunidade acadêmica” e que sua “presença sempre alegre e respeitosa deixará uma marca indelével em todos que tiveram o privilégio de conviver com ele”.
Diante das perdas, a FURG (Universidade Federal do Rio Grande) declarou luto oficial. Com a morte de Gabriela, a universidade suspendeu as aulas de 15 a 19 de setembro. A universidade informou ainda que os serviços de psicologia da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas estão disponíveis para estudantes e servidores.
Ajuda – Estamos no Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O Campo Grande News aproveita para informar que, na Capital, o GAV (Grupo Amor Vida) presta um serviço gratuito de apoio emocional a pessoas em crise pelo telefone 0800 750 5554. Ligue sempre que precisar! O horário de funcionamento é das 7h às 23h, inclusive sábados, domingos e feriados.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.