Aos que duvidam que o carnaval 2026 já bate à porta, a dica é dar um pulo até a Cidade do Samba para conferir, nos dias 28, 29 e 30 de novembro, a celebração ao Dia Nacional do Samba — festejado oficialmente no dia 2 de dezembro.
O evento, promovido pelo Rio Carnaval e já consolidado no calendário oficial da folia, é marcado pela apresentação das 12 escolas do Grupo Especial carioca, mas também reúne shows de grandes nomes do universo do samba e simboliza uma espécie de pontapé oficial rumo aos desfiles, em fevereiro.
Abaixo, você confere as principais informações para quem vai curtir os três dias de festa — ou sambar à distância mesmo.
Sim, não há cobrança de ingresso. Ele deve ser retirado na entrada do evento, mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível.
Que horas começa o evento?
Os portões serão abertos às 19h (sexta-feira), 17h (sábado) e 18h (domingo).
Além das escolas de samba, quais as demais atrações?
Todos os dias de evento serão abertos com show do grupo Puxadores do Samba, formado por intérpretes do carnaval carioca. Em seguida, se apresentam: Mumuzinho (sexta-feira), Martinho da Vila (sábado) e Zeca Pagodinho (domingo).
Que horas começam as apresentações das escolas de samba?
Elas acontecem logo após os shows. Na sexta-feira, às 23h20; no sábado, às 23h10; no domingo, às 22h.
Qual a ordem de apresentação das escolas?
Ela segue a mesma ordem dos desfiles oficiais, em fevereiro. Na sexta-feira, desfilam Acadêmicos de Niterói, Imperatriz, Portela e Mangueira. No sábado, Mocidade, Beija-Flor, Viradouro e Unidos da Tijuca. E no domingo, Tuiuti, Vila Isabel, Grande Rio e Salgueiro.
Quanto tempo cada escola tem para se apresentar?
Serão 40 minutos de desfile para cada agremiação, com 10 minutos adicionais de esquenta. Cada escola vai se apresentar com 350/400 componentes.
Tem praça de alimentação?
Sim, com opções como pastel, hambúrguer, pão de alho, doces, além de cerveja, água, refrigerante e drinques variados.
É permitido levar comida e bebida?
Não, a entrada de alimentos e bebidas é proibida, assim como coolers, caixas e bolsas térmicas, isopor e garrafas. Também está vetada a entrada de fogos de artifício, objetos cortantes e armas de fogo.
Como chegar até a Cidade do Samba?
As melhores opções são transporte por aplicativo/táxi ou VLT, com desembarque na Parada Cidade do Samba/Tia Ciata (linha 1).
Sim, após as apresentações das escolas o evento contará com set dos DJ’s Michell do Viaduto (sexta), Jamal (sábado) e Tamy (domingo).
Sim, os três dias de evento serão transmitidos no canal oficial do Rio Carnaval no YouTube.

