O Ministério da Educação apresentou neste domingo o balanço do segundo dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025.
Nos dois dias, segundo o MEC, foram cerca de 70% de presença, próximo dos anos anteriores.
Os dados foram apresentados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, em entrevista coletiva.
A aplicação do exame neste domingo não contou com episódios de intercorrências graves. Foram 1.700 eliminados por mau comportamento.
O número de inscritos aumentou 11% em relação a 2024 e 38% na comparação com 2022.
O ministro também anunciou que o gabarito oficial será divulgado na quinta-feira, dia 20 de novembro, e que as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro para participantes que enfrentaram problemas logísticos. O prazo para solicitar a reaplicação será de 17 a 21 de novembro.
O segundo dia de aplicação do exame contou com questões das áreas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Neste ano, mais de 4,8 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame, que foi aplicado em dois domingos consecutivos — nos dias 9 e 16 de novembro —, com 180 questões de múltipla escolha e uma redação.
Na semana passada, os participantes do exame fizeram provas na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação.

