Em 12 horas de Black Friday 2025, vendas sobem 24,5% no comércio eletrônico, aponta levantamento

por Assessoria de Imprensa


As vendas no e-commerce durante a Black Friday 2025 estão mais aquecidas do que no ano passado. Só nas primeiras doze horas da data mais aguardada do varejo, o e-commerce nacional atingiu faturamento de R$ 1,69 bilhão, alta de 24,5% em relação ao registrado na primeira metade da Black Friday do ano passado, segundo levantamento da Confi Neotrust, empresa de inteligência de mercado que monitora o setor.

Os dados consideram o acumulado das vendas realizadas até às 11h59 do dia 28 de novembro e compara os números registrados em 29 de novembro de 2024, data da Black Friday do último ano.

A apuração também aponta um avanço expressivo no número de pedidos: foram 3,27 milhões, alta de 44% frente aos 2,24 milhões de um ano atrás. O tíquete médio, no entanto, caiu 17,87%, registrando R$ 518,38 nas primeira metade do dia contra R$ 609,38 da Black Friday de 2024, o que evidencia uma tendência já identificada, de que os consumidores estão comprando mais, mas optando por itens de valor médio menor.

Entre os segmentos com maior faturamento no período de 12 horas, destacam-se:

  1. smartphones: R$ 179,3 milhões
  2. TVs: R$ 166,2 milhões
  3. geladeiras/refrigeradores: R$ 125 milhões

A tendência de alta se mantém desde o início do mês. De 1º a 27 de novembro, o e-commerce movimentou R$ 39,2 bilhões, crescimento de 36,2% sobre 2024. No mesmo período, o número de pedidos subiu 48,8%, passando de 83,9 milhões para 124,9 milhões. O tíquete médio no acumulado do mês também caiu 8,5%: de R$ 343,26 para R$ 313,98.

Para o head de Negócios da Confi Neotrust, Léo Homrich Bicalho, o fim da fase pré-Black Friday confirma uma curva de aceleração agressiva, com R$ 7,2 bilhões faturados e mais de 51 milhões de itens vendidos.

— O grande destaque foi a quinta-feira (27), que rompeu a barreira dos R$ 2,28 bilhões em um único dia e registrou o maior pico de crescimento da semana (+34,1%), provando que a estratégia de antecipação foi decisiva para capturar o consumidor antes mesmo da virada oficial de sexta-feira — afirma o executivo.

Analistas da XP, porém, avaliam que as campanhas intensas de novembro podem representar um risco para as vendas de dezembro, já que parte dos consumidores pode antecipar suas compras em busca de melhores ofertas. Ainda assim, o pagamento do 13º salário traz expectativas positivas.

— É importante destacar que isso já havia ocorrido no ano passado, quando as condições eram semelhantes, mas a competição — e, portanto, as oportunidades — era muito menos intensa do que neste ano — observam os analistas.

*Estagiário sob supervisão de Luciana Rodrigues



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