ROPPONGI - 970x250

Dr. Jesus Francisco de Almeida, médico por paixão e anos de profissão

by Vinicius Bracht

Dr. Jesus Francisco de Almeida é daqueles profissionais que você passa horas e horas conversando e não vê o tempo passar. Assim como é com ele, com a família também. A esposa Márcia é uma simpatia em pessoa; já os filhos, Alberto e Marina, são de uma gentileza fora do comum. Esses personagens são ótimos para contar histórias. E é para isso que estamos aqui, contar um pouco da história desse médico fantástico.

Jesus nasceu na cidade de Aparecida do Taboado, no interior do estado de Mato Grosso do Sul. Até os oito anos, ele morou na área rural, e posteriormente, a família se mudou para a cidade para que os filhos pudessem estudar. Jesus é o irmão mais velho de quatro irmãos. “Meu pai faleceu em 1965 e minha mãe ficou viúva com cinco filhos. Como nessa época eu já estava com 11 anos, minha mãe, depois de conversar com uma tia que tinha os filhos estudando em um colégio interno em Lins/SP, decidiu mandar eu e meu irmão para o estado vizinho, estudar. E fomos”.

Jesus ficou no colégio interno de 1966 a 1972, saindo e indo direto para o Cursinho do Objetivo em Ribeirão Preto/SP. “Fiz cursinho por dois anos e me inscrevi no vestibular de medicina pela Universidade Federal Fluminense. Me formei em 1980, fiz a residência em Cirurgia Geral no hospital em Niterói. Conclui tudo que tinha para concluir, conheci a Márcia, me casei e voltei para Aparecida do Taboado”.

Nesse retorno ao Mato Grosso do Sul, Dr. Jesus passou em um concurso do Estado para Médico Legista. Atuou por mais ou menos 29 anos, e em 1992 veio para Campo Grande. “Transferi meu título de Médico Legista para cá e logo me aposentei na profissão”.

Família

Juntos há quarenta anos, Dr. Jesus e Márcia tiveram um casal de filhos. Alberto e Marina. Ele, médico do Trabalho, e ela, Médica Radiologista. “Hoje atuo na clínica do meu filho, a CEST e sou o médico examinador do Detran/MS. Posso dizer que a família trabalha toda no mesmo local. Márcia cuida do administrativo e é meu braço direito, meu filho Alberto é o médico responsável pela CEST, e a Marina, atende em uma sala anexa ao CEST, com a MCA Ultrassonografia”.

A família atende na Clínica CEST – Centro Especializado em Saúde do Trabalhador – localizada na rua Joaquim Murtinho, 1892 – no bairro Itanhangá, em Campo Grande. “Tenho 69 anos e não vejo que é a hora de parar”.

Dr. Jesus se orgulha muito de ter os únicos filhos trilhando o mesmo caminho. “Eu sinto muito orgulho, principalmente por eles serem pessoas do bem, não é? São meninos que estudaram, nunca deram trabalho quando crianças e nem e escolher a carreira que queriam seguir”. E o bom de tudo é que eles não pararam de estudar. “Alberto continua estudando. Agora está fazendo perícia em Curitiba, e Marininha também não para. Sempre em constante aprendizado”.

Sobre a Família Cabral, é isso. “A nossa família não é perfeita, a gente sempre acaba se comparando com outras. Isso é ruim? Não é! É inevitável você se comparar. A comparação que a gente faz é que a gente é muito feliz, e que nós não temos uma fórmula de como educar os filhos, mas acredito que tenhamos acertado. Nossos filhos são extremamente educados e são pessoas do bem”.

Para quem os conhece, sabe muito bem que a família Cabral é uma sintonia até mesmo em uma foto ou em um evento. Muito discreto, Dr. Jesus afirma que não gosta muito de ficar saindo, mas prefere muito mais receber amigos em casa para tomar uma cerveja, assistir uma partida de futebol e dar boas risadas.

O que espera do futuro?

“A gente não é político, mas sonhamos com um país mais igualitário, mais justo e mais tranquilo. Gostaria que as coisas fossem como realmente são, e não como parecem ser. Assim vejo um futuro lindo para os meus filhos, netos, bisnetos. Deixar um mundo melhor para quem vem me suceder”.

Related Posts

Leave a Comment