ROPPONGI - 970x250

Dourados (MS) inicia vacinação contra Dengue

por Vinicius Bracht

Dourados, localizada a pouco mais de 200 km de Campo Grande, tornou-se a primeira cidade do Brasil a dar início à vacinação em massa contra a dengue. O marco foi estabelecido em parceria com o laboratório japonês Takeda, responsável pelo desenvolvimento da vacina Qdenga. A ação pioneira começou às 10h desta quarta-feira (3) em 35 postos de saúde espalhados pelo município.

Quem Pode se Vacinar?

Com uma população estimada de 243.368 mil habitantes, a meta é imunizar 150 mil moradores entre 4 e 59 anos. Cerca de 90 mil doses da vacina Qdenga, desenvolvida pelo laboratório Takeda, são esperadas para chegar à cidade. A imunização é acessível a qualquer pessoa nessa faixa etária, mediante apresentação de documento de identificação e comprovante de residência.

Distribuição das Doses e Início da Vacinação

As doses saíram do centro de distribuição da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados por volta das 7h30 e foram direcionadas aos postos de saúde. O início da aplicação está programado para as 10h do mesmo dia, seguindo o cronograma estabelecido pela pesquisa e planejamento municipal.

Parceria Inédita e Incorporação ao PNI

Dourados conquistou o privilégio de ser a primeira cidade brasileira a realizar a vacinação em massa contra a dengue graças a uma parceria inédita com o laboratório Takeda. A vacina Qdenga, desenvolvida por esse laboratório japonês, foi incorporada ao Plano Nacional de Imunizações (PNI) após o anúncio da ação no início de dezembro. O Ministério da Saúde confirmou a inclusão da Qdenga, e o próprio laboratório doou seringas e agulhas para a campanha.

Detalhes sobre a Vacina Qdenga

A Qdenga, também conhecida como TAK-003, é uma vacina composta por quatro sorotipos diferentes do vírus da dengue. Ela é indicada para a faixa etária de 4 a 60 anos, administrada em duas doses com um intervalo de três meses entre elas. Além de prevenir a dengue em quem nunca entrou em contato com o vírus, a vacina também pode ser aplicada em pessoas que já tiveram a doença.

Nos ensaios clínicos, a Qdenga demonstrou eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. Adicionalmente, a vacina reduziu as hospitalizações em 90%, evidenciando seu impacto positivo na prevenção da doença.

Cronograma Nacional de Vacinação

Enquanto Dourados inicia a vacinação em massa, o restante do Brasil terá que aguardar até fevereiro de 2024 para iniciar o processo. No entanto, a vacinação em larga escala não será imediata; inicialmente, cerca de 3,1 milhões de pessoas em todo o país poderão ser imunizadas com a Qdenga. O Ministério da Saúde prevê a oferta de 6,2 milhões de doses ao longo de 2024, seguindo o cronograma de entrega proposto pela fabricante. O esquema de distribuição inclui 460 mil doses em fevereiro, 470 mil em março, 1.650 milhão em maio e agosto, 431 mil em setembro, e 421 mil em novembro.

Related Posts

Deixe um Comentário