Paulo Duarte é nascido em Corumbá, formado em Economia e pós-graduado em Gestão Pública. É auditor da receita estatual, função que assumiu através de concurso público. Iniciou carreira política como superintendente de Administração Tributária nos anos de 1999 a 2000. Foi secretário de Fazenda (2000 a 2002), chefe da Casa Civil (2003 a 2004) e secretário de Infraestrutura e Habitação (2004 a 2006).
Foi eleito deputado estadual em 2006, com 42.107 votos, sendo reeleito em 2010, com 40.991 votos. Nos dois primeiros mandatos como parlamentar na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, foi autor de importantes projetos de lei nas áreas de defesa do consumidor, direitos LGBTQIA+ e da mulher.
Como deputado estadual levou investimentos importantes para as regiões de Corumbá e Ladário. Em 2012, foi eleito prefeito de Corumbá com 27.400 votos. Atualmente, é vice-presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Mato Grosso do Sul (Sindifisco). Após quase dez anos fora do parlamento, Paulo Duarte retornou à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) em dezembro de 2021.
O parlamentar era suplente do deputado estadual licenciado Eduardo Rocha (MDB) e agora reforça a representatividade dos municípios pantaneiros, em especial Corumbá e Ladário, sem deixar de ter um olhar cuidadoso para todos os municípios de Mato Grosso do Sul. Duarte retorna ao parlamento pela terceira vez e se compromete a fazer um mandato transparente, com muito trabalho, como forma de honrar a confiança e os votos recebidos da população do MS.
A solenidade de posse contou com presenças ilustres, entre elas a do Governador Reinaldo Azambuja e do ex-Governador André Puccinelli. Uma evidência do prestígio conquistado por Duarte ao longo de 36 anos de vida pública e política. “Minha vida pública e política dizem muito sobre os meus ideais. Sempre me preocupei em trabalhar em benefício da coletividade e essa preocupação me acompanha desde muito cedo, nas minhas raízes corumbaenses, quando tive, muito cedo, de deixar minha casa e minha cidade para estudar e me profissionalizar em Campo Grande”, relembra o deputado, salientando que o debate das questões tributárias, defesa do consumidor, saúde e educação serão prioridades na pauta legislativa de seu gabinete.
Realizando um mandato de quatro anos em um, Paulo Duarte é membro titular em cinco comissões parlamentares, incluindo a mais importante da Casa Legislativa: a Comissão de Constituição, Justiça e Redação que faz a análise semanal dos projetos de lei encaminhados pelos parlamentares da Casa Legislativa e pelo Poder Executivo.
Também é membro suplente em outras quatro comissões. Como vice-líder do Governo do Estado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Paulo Duarte é o porta-voz das ações do Governo e também da população junto aos parlamentares da Casa de Leis. Uma responsabilidade que demonstra a confiança da gestão estadual no trabalho de Duarte, o que permite livre trânsito em todas as secretarias para realizar a articulação de projetos em benefício da comunidade sul-mato-grossense.
Paulo Duarte sempre é um dos deputados estaduais com melhor desempenho. Além de viabilizar recursos, obras e projetos para municípios de entidades sociais do MS, em seus três mandatos na Assembleia Legislativa Duarte é autor de 26 leis que beneficiam a população. Assume como principais bandeiras o crescimento sustentável do Mato Grosso do Sul, a defesa da cidadania, dos direitos do consumidor e das mulheres; o combate à violência e o estímulo ao esporte, cultura e lazer. Nos sete meses após seu retorno ao parlamento estadual, Paulo Duarte apresentou nove projetos de lei. Seis estão em tramitação e três já se tornaram leis e estão em vigor, incluindo uma Proposta de Emenda Constitucional. O deputado
também apresentou 16 indicações solicitando os mais diversos serviços ao Governo do Estado em benefício da população sul-mato-grossense.
Como membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Alems, foi responsável por cerca de 20% dos 244 pareceres jurídicos relacionados aos projetos de lei apresentados pelos parlamentares e Poder Executivo, totalizando 50 análises.
Também destinou R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares para municípios do Estado investirem nas áreas da saúde, educação e assistência social. Paulo Duarte é, ainda, responsável pela Ação Civil Pública que deu origem ao Termo de Ajustamento de Conduta entre Ministério Público de Mato Grosso do Sul e Flexpark, para a devolução dos valores de créditos de estacionamento rotativo retidos pela empresa, após o término do contrato de concessão, em março de 2022. A estimativa é que a empresa tenha mais de meio milhão de reais dos consumidores que compraram créditos antecipados do estacionamento rotativo, em Campo Grande.