A aprovação do regime de urgência para a tramitação de um projeto de anistia na Câmara, na noite de ontem, provocou uma onda de reações nas redes sociais. Um levantamento inédito da Nexus mostra que seis das dez principais hashtags do Brasil nas últimas 24 horas foram críticas ao Congresso.
Até às 9h desta quinta-feira, a expressão “PEC da Bandidagem” liderou o ranking, com mais de 3 milhões de menções, seguida de “Parlamento sem Vergonha” (3º lugar). Já o termo “Sem Anistia”, que sintetiza a rejeição à medida, alcançou a 5ª posição, com 794 mil citações. Do outro lado, apoiadores impulsionaram “Chega de Injustiça”, que ficou em 10º lugar (829 mil).
No X, a Nexus analisou 924 mil postagens em português sobre o tema entre esta quarta e quinta-feira, feitas por 127 mil usuários únicos. O pico do debate ocorreu às 22h desta quarta.
A ordem dos Trending Topics respeita uma série de variáveis que vão além do número de citações ao termo, como o fator novidade (o quão recente é o tópico), volume, velocidade, engajamento e personalização.
No Facebook e no Instagram, outra amostra com cerca de 7,5 mil postagens em português, também feitas entre ontem e hoje, aponta que menções a Hugo Motta, Jair Bolsonaro, STF, 8 de janeiro, povo brasileiro e Centrão protagonizaram os debates.
O impacto também chegou ao Google Trends, onde “anistia” foi a 4ª palavra mais buscada do Brasil nas últimas 24 horas, com mais de 100 mil pesquisas.