O estádio Ramón Tahuichi Aguilera, de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, foi descartado como sede da final da Copa Sul-Americana de 2025. A partida, marcada para 22 de novembro, será realizada em Assunção, anunciou nesta quinta-feira a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol).
“A Conmebol informa que, apesar dos esforços realizados, a última inspeção técnica ao estádio Tahuichi Aguilera apresentou dados desanimadores quanto ao cumprimento dos prazos e cronograma de obras e melhorias para sediar a final da Copa Sul-Americana 2025”, afirmou a entidade.
“Em atenção a essas circunstâncias, a Conmebol resolveu transferir a sede da final para Assunção, Paraguai, na mesma data programada.”
A nova designação segue o protocolo estabelecido para as finais únicas dos torneios regionais de clubes da América do Sul. O texto determina que, em caso de necessidade de mudança de sede, será escolhida a cidade da edição anterior, que já conta com a infraestrutura e a experiência.
“Foram iniciadas as conversas com o Governo do Paraguai e com a APF (Associação Paraguaia de Futebol) a fim de coordenar os trabalhos de organização”, expressou a Conmebol.
“O relatório técnico [sobre o Tahuichi Aguilera] é contundente ao estabelecer que já não há tempo para que as obras sejam finalizadas, com o que se esgotaram todos os prazos razoáveis. O objetivo da mudança é preservar a alta qualidade da final”, destacou a Conmebol.
O organismo esclareceu que as obras de remodelação no Tahuichi’ Aguilera continuarão e observou que a FBF (Federação Boliviana de Futebol) já expressou seu interesse em sediar a final da Sul-Americana de 2027.
Assunção já recebeu em duas ocasiões a final da Copa Sul-Americana, no estádio La Olla Monumental, do Cerro Porteño, com capacidade para 45 mil espectadores: em 2019, jogaram Independiente del Valle e Colón; em 2024, duelaram Racing e Cruzeiro.
Em 2025, no entanto, o estádio do Cerro Porteño deve cumprir um compromisso contraído anteriormente. A arena receberá um show da cantora colombiana Shakira em 29 de novembro e pode não ter condições de receber a final da Sul-Americana uma semana antes.
Caso a logística do ajuste do palco para o show impeça a final, o jogo da Sul-Americana deverá ser disputad no estádio Defensores del Chaco, o principal do Paraguai, com capacidade para 40 mil espectadores, ou no estádio La Huerta, do clube Libertad, com capacidade para 15 mil pessoas, de acordo com a quantidade estimada de público –a depender dos clubes envolvidos.
As quartas de final da Sul-Americana 2025, cujas partidas de ida e volta serão disputadas nas próximas duas semanas, contemplam os seguintes confrontos: Lanús x Fluminense, Bolívar x Atlético Mineiro, Independiente del Valle x Once Caldas e Alianza Lima x Universidad de Chile.

