Encerrada as convenções partidárias — em que as legendas oficializaram os nomes para a disputa do pleito eleitoral ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul — os oito candidatos já iniciaram as reuniões políticas e agendas públicas para convencer os eleitores sul-mato-grossenses a dar o voto de confiança.
A partir do dia 16 de agosto os candidatos já podem divulgar o número de urna, sendo permitida a propaganda eleitoral, inclusive na internet, podendo haver distribuição de material gráfico, caminhada, carreata ou passeata, acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio.
Veja quem são os candidatos:
Rose Modesto (União Brasil)
Rose Modesto é professora, tem 44 anos, e nasceu em Culturama, distrito de Fátima do Sul. A deputada já atuou como vereadora de Campo Grande, entre os anos de 2009 e 2014. Em 2015, Rose tomou posse como vice-governadora de Mato Grosso do Sul. No ano seguinte, em 2016, chegou a disputar no segundo turno a prefeitura da Capital, mas perdeu. Em 2018, foi eleita deputada federal mais votada do estado.
André Pucinelli (MDB)
Foi secretário estadual de Saúde, deputado estadual, deputado federal, prefeito de Campo Grande por dois mandatos consecutivos e governador de Mato Grosso do Sul também por duas gestões.
Capitão Contar (PRTB)
Em 2018, Contar disputou o primeiro pleito e foi eleito como deputado estadual mais votado. Natural de Campinas, em São Paulo, tem 38 anos, e é capitão da reserva do Exército Brasileiro.
Eduardo Riedel (PSDB)
Ele tem 53 anos e é natural da cidade do Rio de Janeiro. É produtor rural e graduado em Ciências Biológicas com mestrado em Zootecnia e Gestão Empresarial e Gestão Estratégica. Foi presidente da Famasul, do Conselho do Sebrae/MS, vice-presidente e diretor da CNA. Foi secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica por seis anos, depois assumiu o cargo de secretário estadual de Infraestrutura.
Giselle Marques (PT)
Giselle Marques é advogada, tem 54 anos, e nasceu em Campo Grande. Foi gerente de Controle Ambiental do Imasul entre 2002 a 2004, e superintendente do Procon-MS entre 2004 a 2007. Nas eleições de 2018, Giselle concorreu ao Senado.
Adonis Marcos de Souza (PSOL)
Adonis é bacharel em Direito, militante de causas sociais e, até a sua escolha, era tido como pré-candidato ao Senado pelo partido. Tem 38 anos de idade e já encarou pleitos eleitorais, uma vez como candidato a deputado estadual, noutra como concorrente a mandato de vereador, em Campo Grande.
Marquinhos Trad (PSD)
Marcos Marcello Trad tem 57 anos. Nasceu em Campo Grande. É filho do ex-deputado federal Nelson Trad. É advogado e foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS). Foi vereador, deputado estadual e prefeito de Campo Grande.
Guarani Kaiowá Magno Souza (PCO)
Magno é indígena e mora na comunidade Aratikuty, área de retomada na região da Reserva Indígena de Dourados. Os indígenas reivindicam essa área como parte do território tradicional. O candidato vai ter um dos temas principais da campanha os ataques aos povos indígenas.