ROPPONGI - 970x250

Como a parceria entre O Boticário e o Google está revolucionando a reciclagem no Brasil

por Assessoria de Comunicação

Fortalecer a economia circular aos brasileiros e ajudar as pessoas a encontrarem informações atualizadas sobre pontos de coleta de materiais recicláveis disponíveis nas proximidades, por meio do Google Maps, estão entre os objetivos da parceria inédita entre O Boticário e o Google anunciada nesta terça-feira, 27, durante o evento Google for Brasil.

Além da localização dos pontos de coleta, também serão informados os tipos de materiais que podem ser entregues em cada um deles, horário de funcionamento e outras questões para facilitar a dinâmica da coleta. Na prática, o público poderá descobrir onde podem entregar diferentes resíduos que tem em casa como eletrônicos, baterias, garrafas de vidro, lâmpadas, entre outros.

A iniciativa entre as empresas surgiu para atender à demanda de um número cada vez maior da população interessada em saber mais sobre onde reciclar os materiais que utilizam em sua rotina. Dados do Google mostram que esse é o segundo item mais pesquisado no tópico de Sustentabilidade no Brasil, atrás apenas dos termos relacionados a mudanças climáticas.

Algumas das principais buscas feitas no Google no Brasil estão conectadas aos materiais que podem ser reciclados e aos pontos dedicados à coleta de resíduos. Para Renata Gomide, VP Consumer do Grupo Boticário, esse é mais um passo do Boticário no sentido de conscientizar e auxiliar os consumidores a exercitar a economia circular, reforçando a atuação da marca, que agora ganha um parceiro relevante, o Google, para ampliar e facilitar o encontro de quem recicla com os pontos de coleta e, principalmente, com o Boti Recicla. “O cuidado com o meio ambiente e a busca por soluções que minimizem esse impacto são alguns dos nossos principais compromissos e pilares estratégicos de negócio. O nosso trabalho é de agregar, conscientizar e fornecer ferramentas para que a população esteja cada vez mais engajada com o tema”, conta.

A parceria prevê a inclusão de 3,5 mil novos pontos de reciclagem em todo o Brasil no Google Maps nos próximos dois meses, incluindo os locais disponíveis do Boti Recicla – maior programa de logística reversa do Boticário em pontos de coleta do setor de cosméticos. Também de lojas de Quem Disse, Berenice?, Eudora e Tô.que.Tô – marcas do Grupo Boticário que também recebem essas embalagens -, somados a uma base coletada pelo eCycle.

O número deve dobrar a partir dos próximos meses e continuar crescendo ao longo da parceria de dois anos entre as empresas, chegando em 10 mil pontos. Ao pesquisar na Busca ou no Google Maps termos como “reciclagem de cartuchos de tinta perto de mim” ou “reciclagem de sacolas plásticas perto de mim”, entre outros termos, os brasileiros poderão encontrar locais de coleta desses itens que estejam próximos à sua localização.

Selecionando o ponto desejado, informações atualizadas aparecerão como o tipo de resíduo que pode ser entregue no local, endereço, horário de funcionamento e telefone, além da possibilidade de salvar o local para visitar depois e traçar uma rota. “Nós esperamos que essa parceria permita que mais brasileiros possam encontrar locais para reciclar itens do dia a dia, gerando um impacto positivo na cadeia de reciclagem no Brasil”, afirma Ivan Patriota, head de parcerias para Google Maps na América Latina.

Para Lívia Sitta, analista de insights do Google Brasil e líder do projeto, a parceria com O Boticário mostra o compromisso de ambas as empresas com a sustentabilidade. “Há um espaço enorme a ser ocupado pelas empresas brasileiras a partir da geração de impacto positivo para o meio ambiente e sociedade. Estamos felizes que O Boticário tenha embarcado nessa importante iniciativa com a gente”, completa.

Por meio da parceria com o Boticário, o Google vai adicionar ao Google Maps dados coletados e tratados pelo eCycle, tornando possível a ampliação do número de pontos de coleta de materiais recicláveis em todo o Brasil como organizações não-governamentais, cooperativas de reciclagem, prédios públicos e lojas, incluindo do O Boticário, que recebem esses materiais para que sejam direcionados ao destino correto para reciclagem.

Boti Recicla

No Boticário, a sustentabilidade faz parte da essência da marca principalmente com o Boti Recicla, maior programa de logística reversa em número de pontos de entrega voluntária (PEV) do Brasil no mercado da beleza. São mais de quatro mil pontos espalhados em todos os estados, além da grande rede de venda direta, que recebem embalagens vazias de produtos de qualquer marca do segmento de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal.

Os consumidores entregam esses materiais nesses pontos de coleta, localizados nas lojas do Boticário no Brasil. Em seguida, todas as embalagens são encaminhadas para as 14 cooperativas parceiras homologadas, onde realizam a triagem dos materiais recebidos e fazem sua destinação correta. “Acreditamos em um único caminho para o sucesso responsável: um futuro sustentável e inclusivo, com o propósito de transformar o mundo e impactar positivamente as pessoas por meio da beleza. Sabemos do nosso papel como grande companhia, práticas sustentáveis é uma premissa inegociável e que já faz parte do modelo de negócio da empresa há mais de 46 anos”, finaliza Renata.

Sobre O Boticário

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba, no Paraná, e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas e o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla, além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realizar testes em animais.

 

*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022
**Associação Brasileira de Franchising (ABF). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número
de unidades de 2022

Related Posts

Deixe um Comentário