Com passagens marcantes pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Tribunal de Justiça e atualmente assessorando na Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul, Carlla Bernal é um nome de destaque na saúde e política sul-mato-grossense. Em entrevista exclusiva, ela compartilha conosco sua trajetória.
Começando por sua inclinação ao cuidado de pessoas, decidiu cursar Enfermagem na Anhanguera-UNIDERP e se especializou em Urgência e Emergência e UTI. A partir de 2007, já servia na Secretaria de Saúde (SESAU) e, cinco anos depois, decidiu fazer o processo seletivo do SAMU para atuar na urgência e emergência.
Entretanto, 2016 trouxe uma nova missão: atuar no Tribunal de Justiça em seu Núcleo de Apoio Técnico (NAT). Embora não fosse sua escolha pessoal, ela destaca a importância de todos conhecerem seus direitos, especialmente na saúde, para buscar soluções de maneira mais ágil.
A política surgiu em sua trajetória quando, em 2020, foi convidada para ser candidata a vice-prefeita de Campo Grande. Mesmo não sendo eleita, sua atuação chamou a atenção, e em 2022, após apoiar Júnior Mochi em sua candidatura a Deputado Estadual, Carlla passou a assessorá-lo.
Ela destaca sua atuação como assessora parlamentar como gratificante, especialmente ao lado de nomes reconhecidos e elogiados como o deputado Junior Mochi e o vereador Papy. Carlla relata que um dos principais desafios é garantir assistência e acesso à saúde à população, comprometendo-se a estar sempre disponível para as demandas do público.
Em uma reviravolta em sua vida pessoal, 2019 foi um ano desafiador para Carlla, com o diagnóstico de leucemia de sua filha, Maria Eduarda. Descrevendo a situação como um “choque de realidade”, Carla destaca a importância da solidariedade e do apoio que recebeu da comunidade de Campo Grande. A mobilização na campanha de doação de sangue para Maria Eduarda foi particularmente impressionante, com inúmeros grupos e indivíduos se reunindo para ajudar.
Para Carlla, toda sua trajetória, seja na área da saúde ou política, é pautada pela vocação natural de salvar vidas. Seu compromisso e dedicação são evidentes em sua atuação profissional, e ela continua a ser uma força motriz para mudanças positivas em Campo Grande e em todo o Mato Grosso do Sul.