A partir desta segunda-feira (28), a cidade de Campo Grande mergulha em um encontro teatral empolgante com a inauguração da mostra “Cena Aberta – Encontros Paralelos”. O evento, idealizado por Nill Amaral e com apoio da Cia OFIT, trará sete espetáculos teatrais de entrada gratuita para a população.
A programação será aberta com a peça “Todo redemoinho começa com um sopro”, que se inspira na obra de Clarice Lispector. O espetáculo será apresentado nos dias 28 e 29 de agosto, às 20h, no prestigiado Teatro Glauce Rocha.
Nill Amaral enfatiza a importância do projeto em reunir peças tanto de Campo Grande quanto de outras localidades do Estado. Ele ressalta como a pandemia separou fisicamente os artistas, mas não afetou sua criatividade, levando a produções como “Todo redemoinho começa com um sopro”.
Os espetáculos contarão com cachês variados, entre R$ 3 mil e R$ 6 mil, e foram selecionados em um processo competitivo. O projeto “Cena Aberta – Encontros Paralelos” recebeu apoio do FIC (Fundo de Investimentos Culturais) através de um edital da FCMS (Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul) e do governo do estado.
A mostra também conta com a colaboração da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Fecomércio, Sesc Cultura, FALE/UFGD (Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da Universidade Federal da Grande Dourados), grupo de artes cênicas Circo do Mato e Dico Panificadora.
Douglas Caetano, um dos atores da peça “Seco”, destaca que, mesmo contextualizado pela pandemia, o espetáculo aborda temas humanos universais como paixão, morte, vida e outras urgências da existência.
Além de espetáculos locais, a mostra também apresentará produções inéditas na capital, como “Destemperança20”, originária de Dourados. Essa peça nasceu como um projeto de conclusão de curso em Artes Cênicas pela UFGD e, após evolução, ganha vida nos palcos.
A programação da mostra abrange diversos espetáculos, incluindo “SECO”, “Destemperança20”, “O que os olhos veem o coração sente?”, “Des-calço”, “O Grande Salto” e “Groselha”, cada um apresentando uma perspectiva única e abrangendo diferentes classificações etárias.
Em um momento em que a conexão cultural é essencial, a mostra “Cena Aberta – Encontros Paralelos” promete enriquecer o panorama teatral de Campo Grande, proporcionando uma oportunidade valiosa para a população vivenciar e apreciar uma variedade de produções teatrais significativas.
Confira a programação completa da mostra Cena Aberta
“Todo redemoinho começa com um sopro” – Segunda e terça-feira (28 e 29/08)
às 20h – Teatro Glauce Rocha – dependências da UFMS
Classificação:12 anos
“SECO” – Quarta-feira (30/08)
Às 19h – Sala de Música Sesc Cultura – Av. Afonso Pena, 2270 – Centro
Classificação: 14 anos
“Destemperança20” – Quinta-feira (31/08)
Às 19h – Átrio do Sesc Cultura
Classificação: 14 anos
“O que os olhos veem o coração sente?” – Sexta-feira (1º/09)
Às 17h – Átrio do Sesc Cultura
Classificação: Livre
“Des-calço” – Sexta-feira (1º/09)
Às 19h – Átrio do Sesc Cultura
Classificação: Livre
“O Grande Salto” – Sábado (2/09)
Às 16h – Átrio do Sesc Cultura
Classificação: Livre: Livre
“Groselha” – Sábado (2/09)
Às 17h – Sala de música Sesc Cultura
Classificação: 16 anos