Câmara de Campo Grande fecha 2025 com 535 projetos aprovados

por Assessoria de Imprensa


Suspensão do expediente ocorrerá no período de 22 de dezembro de 2025 a 2 de janeiro de 2026

Câmara define comissão do recesso e fecha ano com 535 projetos aprovados
Fachada da Câmara Municipal de Campo Grande; atividades na casa só irão retornar em janeiro (Foto: Arquivo/Osmar Veiga).

Com a chegada do recesso parlamentar de final de ano, a Câmara Municipal de Campo Grande definiu os vereadores que irão compor a Comissão Representativa responsável pela atuação institucional da Casa durante o período sem sessões em plenário. Conforme ato publicado pela Mesa Diretora nesta sexta-feira (19), a suspensão do expediente ocorrerá no período de 22 de dezembro de 2025 a 2 de janeiro de 2026.

A Câmara Municipal de Campo Grande encerrou o ano legislativo de 2025 com 535 projetos de lei aprovados e definiu a Comissão Representativa para o recesso parlamentar. O período sem sessões será de 22 de dezembro a 2 de janeiro de 2026, com retorno das atividades em 3 de fevereiro. Durante o ano, foram realizadas 75 sessões ordinárias e 57 audiências públicas. Os vereadores apresentaram mais de 54 mil indicações por melhorias na cidade, um aumento de 170% em relação a 2024. A Casa também se destacou pela atuação da CPI do transporte público, demonstrando seu papel fiscalizador.

Durante o recesso, a Comissão Representativa será composta pelos vereadores Maicon Nogueira (PP), Jamal Mohamed Salem (MDB), Juari Lopes Pinto (Professor Juari, PSDB), Ronilço Cruz de Oliveira, Ronilço Guerreiro (Podemos) e Beto Avelar (PP).

O grupo terá a atribuição de representar o Legislativo municipal, acompanhar demandas institucionais e garantir a atuação necessária da Casa até a retomada das atividades legislativas.

Câmara define comissão do recesso e fecha ano com 535 projetos aprovados
Vereadores que irão compor comissão parlamentar durante recesso (Foto: Izaías Medeiros/Câmara Municipal).

Nesse período, também haverá manutenções prediais programadas, conforme o ato publicado hoje. O documento, no entanto, determina a continuidade do expediente nas diretorias cuja rotina de trabalho seja considerada essencial para o funcionamento da Câmara.

A Câmara Municipal de Campo Grande marcou a primeira sessão ordinária do próximo ano para o dia 3 de fevereiro, quando retoma oficialmente as votações e os debates legislativos.

Balanço – O encerramento do ano legislativo também foi marcado pela divulgação dos números da produção parlamentar em 2025. Ao longo do ano, foram realizadas 75 sessões ordinárias, nas quais também tramitaram projetos de autoria do Executivo municipal.

Nessas sessões, os vereadores aprovaram 535 projetos de lei, com propostas voltadas a áreas como educação, habitação, inclusão, assistência social, cultura, desenvolvimento econômico e planejamento financeiro.

Além das sessões ordinárias, a Câmara promoveu audiências externas, como debates em aldeias indígenas da Capital e em universidades. Ao todo, foram realizadas 57 audiências públicas em 2025.

O presidente da Câmara, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), afirmou ter se surpreendido com o volume de trabalho desenvolvido pelos parlamentares. “Nós não tivemos espaço na agenda para audiências públicas, porque todos os vereadores consumiram praticamente a agenda dos plenários”, destacou.

Os vereadores também apresentaram mais de 54 mil indicações por melhorias, contemplando demandas das sete regiões da cidade. Segundo dados da Casa, foram protocoladas 54,3 mil indicações ao longo do ano, um aumento de quase 170% em relação a 2024, quando cerca de 20 mil foram apresentadas.

Grande parte das solicitações está relacionada a serviços de tapa-buraco, além de encascalhamento, troca de lâmpadas, poda de árvores, limpeza de bocas de lobo, limpeza de terrenos e pedidos na área da saúde. Há ainda indicações direcionadas à Secretaria Estadual de Segurança Pública.

No campo da fiscalização, a Câmara também destacou a atuação da CPI do transporte público. “A Câmara se mostrou ativa, fiscalizadora, independente, com uma CPI atuando na defesa do usuário do transporte público. Então, não tem como eu, na presidência, não estar satisfeito com aquilo que meus colegas fizeram”, afirmou Papy.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.





Source link

Related Posts

Deixe um Comentário