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Black Friday acontece nesta sexta-feira e deve injetar R$ 50 milhões na economia em Campo Grande

por Vinicius Bracht

A tradição norte-americana da Black Friday ganha cada vez mais força no Brasil, prometendo aquecer a economia e impulsionar o comércio em todo o país. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a Black Friday de 2023 movimentará expressivos R$ 4,64 bilhões no Brasil, representando um aumento significativo de 4,3% em relação ao ano anterior, desconsiderando a inflação.

Desde sua incorporação ao calendário do varejo em 2010, a Black Friday no Brasil se tornou um fenômeno anual, proporcionando aos consumidores a oportunidade de adquirir produtos a preços mais atrativos e impulsionando os empreendedores a maximizar seus lucros. Em Campo Grande, a capital do Mato Grosso do Sul, a expectativa é de que as vendas atinjam a marca de R$ 50 milhões, tanto no Centro da cidade quanto nos shoppings e lojas de bairros.

Adelaido Vila, secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, destaca a importância desse momento para consumidores e empreendedores. “Para o consumidor, é um bom momento de comprar mais barato e, para o empreendedor, faturar. Então, quem quer aproveitar e vender mais é hora de caprichar na sinalização dos produtos e nos descontos. Preço bom sempre foi um dos grandes chamarizes do varejo,” afirma.

Ele ressalta que esse período não se trata apenas de descontos, mas também de proporcionar uma experiência positiva ao cliente, envolvendo atendimento de qualidade, preços anunciados e a concretização das promessas feitas pelas empresas. Adelaido Vila destaca ainda que a Black Friday serve como uma porta de entrada para as vendas de Natal e de fim de ano.

O estudo da CNC aponta que em 2023, os setores de eletroeletrônicos e utilidades domésticas, somando R$ 1,28 bilhão, e móveis e eletrodomésticos, alcançando R$ 1,05 bilhão, deverão responder por quase metade (48%) da movimentação financeira esperada em todo o país. Além disso, os ramos de hiper e supermercados (R$ 1,02 bilhão) e de vestuário, calçados e acessórios (R$ 0,73 bilhão) também tendem a se destacar nesse cenário.

A diversificação de setores participantes reflete a amplitude do impacto da Black Friday, abrangendo desde produtos tecnológicos até itens de consumo diário. Com a expectativa de um recorde de movimentação financeira, a Black Friday de 2023 se consolida como um evento crucial para o comércio brasileiro, influenciando não apenas as vendas imediatas, mas também estabelecendo um impulso para o período festivo que se segue.

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