A edição de 2023 do Big Brother Brasil estreia no próximo dia 16, mas já garantiu recordes comerciais para a Globo. Até o momento, o BBB 23 já garantiu a presença de 30 marcas em seus episódios, entre patrocinadores e cotistas de ações avulsas.
O BBB é um dos produtos comerciais mais importantes da grade da Globo já há alguns anos e é comum que dezenas de marcas queiram participar da atração aproveitando o forte engajamento do programa com o público. É a primeira vez, no entanto, que essa quantidade de anunciantes confirme presença no reality bem antes da atração entrar no ar, já que muitas marcas vão adquirindo espaços e promovendo ativações na atração ao longo dos três meses em que o BBB fica no ar.
A reportagem havia, inicialmente, antecipado os 12 patrocinadores principais da próxima edição do reality, que garantiram as cotas principais da atração, garantindo mais visibilidade nas transmissões.
A primeira versão desse texto, inclusive, trazia a Above entre os patrocinadores do reality, na categoria Brother, sendo 13 o total de cotistas principais. As negociações da marca com a Globo, contudo, acabaram não se concretizando e a marca não participará da atração.
Quem são as marcas patrocinadoras do BBB 23?
Nesta temporada, o reality apresentado por Tadeu Schmidt abriu 12 cotas de patrocínio para os anunciantes interessados.
Inicialmente, eram 11 os espaços reservados aos patrocinadores do BBB 23, mas a Globo abriu uma cota extra por conta do alto interesse do mercado publicitário.
Assim como já faz há algumas temporadas, a Globo oferece patamares diferentes de cotas de patrocínio do BBB, que garantem mais ou menos exposição dos anunciantes na TV aberta, TV paga e em suas plataformas digitais.
E, quanto maior a exposição, naturalmente, mais alto é o valor investido pela marca.
Veja, abaixo, quais são as três diferentes categorias de patrocinadores do BBB 23 e quais marcas compraram as cotas.
Patrocinadores Big
Espaço publicitário mais valioso do reality, a cota Big abriu espaço para três patrocinadores em 2023.
Americanas, Seara e Stone estarão presentes ao longo de todo o BBB, com destaque em provas, festas e outras ações na atração.
Por cada cota de patrocínio Big, a Globo pediu aos anunciantes o valor de R$ 105,1 milhões.
Das três marcas, Americanas e Seara já patrocinaram outras edições do BBB. Já a Stone estreia na atração no lugar de PicPay, que foi um dos patrocinadores Big na edição de 2022.
Patrocinadores Camarote
A categoria Camarote disponibilizou ao mercado publicitário quatro cotas de patrocínio, que foram adquiridas por três empresas.
Amstel e TikTok adquiriram uma cota cada enquanto a P&G adquiriu duas, para inserir no BBB dois de seus produtos: Pantene e Downy. A P&G, inclusive, deverá inserir outras marcas de seu portfólio em outros espaços do reality.
Por cada uma das cotas de patrocínio da categoria Camarote, a Globo pedia, na tabela comercial, o valor de R$ 80,2 milhões.
As quatro patrocinadoras já apareceram no BBB nas edições anteriores. A Amstel foi patrocinadora, enquanto a P&G já havia sido cotista da atração. E a rede social TikTok chegou a fazer ações com os participantes da casa nas edições do BBB 21 e 22.
Patrocinadores Brother
A mais “barata” das cotas comerciais do BBB 23 tinha valor de tabela de R$ 15,6 milhões e atraiu, inicialmente, quatro empresas.
Ademicon, Hypera Pharma, McDonald’s e QuintoAndar garantiram as cotas da categoria. A Above, que realizou ações de merchandising no BBB 22 havia negociado a participação na temporada 2023, mas não concretizou o acordo. As demais já haviam patrocinado ou realizado ações nas temporadas anteriores do BBB.
Devido à alta procura, a Globo abriu mais uma cota na categoria Brother, que foi adquirida pela rede de farmácias Pague Menos. É a primeira vez que a marca participa do reality.
Outros cotistas do BBB 23
Além do número recorde de patrocinadores principais, a Globo também abriu mais possibilidades de inserções comerciais e ações de merchandising no BBB 23.
Com isso, a duas semanas da estreia, o BBB 23 já quebra o recorde de edição com a maior quantidade de marcas presentes.
Em sua coluna publicada no portal F5 no fim de 2022, a jornalista Cristina Padiglione já havia contabilizado 30 marcas no reality show.
Ao todo, já são 31 as marcas diferentes já garantidas no programa.
Desse total, algumas já haviam sido noticiadas, como a inédita dupla do top de 5 segundos que, pela primeira vez, abrirá espaço para dois anunciantes. Neste ano, Chevrolet e Zé Delivery se revezarão nas chamadas diárias que antecedem a atração.
A fabricante de automóveis também adquiriu a cota automotiva do programa, que historicamente sempre ficou com a Fiat. As provas em que os participantes disputarão carros envolverão, portanto, modelos da Chevrolet.
Outra marca que investiu no BBB 23 é o Carrefour. A rede de supermercados já havia aparecido no BBB de 2011 a 2014 e retorna ao programa após essa longa pausa. A marca será o supermercado oficial do reality e aproveitará a visibilidade para divulgar seu serviço de delivery.
Outra empresa que estará presente no BBB 23 é a Riachuelo, que aproveitará o programa para reforçar sua comunicação conectada ao entretenimento. A marca entra no lugar da C&A, rede de varejo de moda que patrocinou o BBB na última edição.
A Nestlé também anunciou que estará presente no reality neste ano, abastecendo o quarto do líder com seus chocolates e promovendo outras ações com os participantes. Na edição do BBB 22, a marca de chocolates da casa foi a Lacta, da Mondelez.
Dove e Rexona, duas marcas de higiene pessoal da Unilever, também marcam presença na temporada 2023 do BBB.
Outras empresas que estarão presentes na atração, com ações e outros tipos de ativações com os participantes, são Ajinomoto, Braskem, Chilli Beans (que em 2022, promoveu uma festa na casa com o DJ Alok), Claro, Coca-Cola (geralmente patrocinadora do Cinema do Líder), Doriana, Estácio, Óticas Carol, Piraquê, Samsung e Spotify. Praticamente todas elas já promoveram alguma ação no programa em edições anteriores.