Árvore de Natal da Lagoa terá 60 metros de altura e 20 quilômetros de LED

por Assessoria de Imprensa


A Árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas voltará a brilhar no Natal de 2025, após seis anos de pausa. Ela será inaugurada em 6 de dezembro e vai brilhar até 6 de janeiro, dia de Reis, como manda a tradição. A Árvore de Natal da Lagoa terá 60 metros de altura e 20 quilômetros de LED. A estrutura vai apresentar desenhos típicos das festas natalinas, reconhecidos por pessoas de todas as idades, origens e nacionalidades.

O projeto é da Backstage e da Dream Factory. Ela será iluminada das 19h à 1h, de sexta a sábado; e de 19h à 0h de domingo a quinta-feira. Neste ano, o ritual de acendimento terá uma interação especial com o Cristo Redentor, em parceria com o Santuário Cristo Redentor. Na inauguração, um totem com um botão verde instalado no Lagoon acionará canhões de luz na base da árvore, iluminando o Cristo. Em seguida, pontos ao redor da Lagoa também serão iluminados. Diariamente, uma pessoa ou um grupo será convidado para realizar o ritual.

A cerimônia de abertura contará com apresentação da Orquestra Petrobras Sinfônica, em palco montado no Lagoon; e dos bois de Parintins. Telões de alta definição ficarão em dois pontos: o Parque dos Patins e o do Cantagalo, para que as pessoas em outros espaços da Lagoa acompanhem a celebração.

A Árvore nasceu do hábito de o empresário Roberto Medina contemplar a Lagoa:

— Roberto Medina olhava para a lagoa todos os dias. O conceito deste ano, com o ritual de acendimento, pela primeira vez, terá a ideia compartilhada com o padre Omar, do Santuário do Cristo. Vamos trazer emoção no acendimento diário, conectando a Árvore ao Cristo e espalhando essa energia para o Brasil — afirma Duda Magalhães, presidente Dream Factory.

Orleans de Sá, cenógrafo que faz a árvore pela primeira vez, afirma que o presente para ele.

— É o maior projeto assinado por uma única pessoa. Um mês e meio para fazer e, em 30 dias, a árvore está de pé. Além da árvore clássica, ela fala do nosso Brasil — afirma.

Montagem da Árvore de Natal da Lagoa — Foto: Gabriel de Paiva/ Agência O Globo
Montagem da Árvore de Natal da Lagoa — Foto: Gabriel de Paiva/ Agência O Globo

Pela primeira vez, além da árvore, foi montado um parque natalino no Lagoon e no Cantagalo. No Lagoon, as crianças terão a Casa do Papai Noel, com brinquedos infantis, palco para shows, feirinha e foodtrucks. Terá controle de acesso para 3 mil pessoas por dia, com retirada gratuita de ingressos.

A árvore será iluminada por diesel renovável, para reduzir a poluição. Eduardo Cavaliere, vice-prefeito do Rio, enaltece o projeto como uma “vacina para o antiviralatismo”:

— O diesel renovável, além de servir para acender, funciona como uma vacina para o “antiviralatismo”. Com iniciativas como essa, mostramos nossa autoestima de pensar grande e olhar para frente. Exploramos 80% do petróleo do Brasil, somos a cidade da energia. A Árvore do Rio, em um momento em que o mundo se divide muito, em que as pessoas vivem experiências individuais no celular, deixa de lado o que é mais importante: as experiências compartilhadas. Isso diminui barreiras, e esperamos que represente isso. Esse é o esforço do governo e da prefeitura: unir as pessoas. Meu único pedido é que a gente garanta mais 25 anos de Árvore no Rio.

Uma programação vai reunir atrações para animar o público que for ver a Árvore. Confira:

Casa do Papai Noel – No Parque do Cantagalo, o espaço para as crianças estará aberto para fotos gratuitas. Sábados e domingos, das 17h às 22h, até 28/12 (com horários especiais nos dias 24 e 25/12).

Presentes e Gastronomia – No Lagoon, haverá uma feira de Natal, com curadoria de Robert Guimarães e Fernando Molinari, idealizadores da Babilônia Feira Hype. Serão expositores de moda, decoração, artesanato e bem-estar, com opçõesde presentes. Terá ainda uma área de foodtrucks.

Música – Um palco terá programação musical aos sábados e domingos, das 17h às 22h, até 28 de dezembro. Dentre as atrações, o cantor Diogo Nogueira, o músico Renato Borghetti e a companhia de dança Focus.

O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e Petrobras, através da Lei Rouanet; e realizado pelo Ministério da Cultura.

* Repórter sob supervisão de Leila Youssef.



Source link

Related Posts

Deixe um Comentário