Anitta disse nesta terça-feira (4) que não está mais na Warner. Ela divulgou um comunicado junto com a gravadora sobre o fim do contrato.
“Depois de onze anos de parceria, nós concordamos em seguir caminhos diferentes. Anitta gostaria de agradecer à equipe da Warner Music por todo o seu apoio. E o time da Warner deseja a Anitta tudo de melhor no seu futuro”, diz o comunicado, em inglês.
O rompimento aconteceu após uma série de críticas da cantora à gravadora:
- Em maio de 2022, Anitta afirmou que a gravadora “só me dá dinheiro para investir em alguma coisa depois que está viralizando”.
- No dia 1º de fevereiro de 2023, durante uma conversa com os fãs no Twitter, a cantora mencionou a vontade de encerrar o contrato com a gravadora.
- No dia 8 de março de 2023, ela fez críticas públicas por falta de apoio da Warner. Ela tinha dito que queria romper o contrato e pediu uma reunião com o CEO da gravadora.
- Agora, no dia 4 de abril de 2023, a cantora e a gravadora finalmente anunciaram o fim do contrato.
Críticas à Warner
No dia 8 de março de 2023, o Dia das Mulheres, o perfil no Instagram da Warner Music Latina publicou imagens das artistas latinas que fazem parte do portfólio da gravadora, entre elas, Anitta.
A cantora usou a imagem da postagem e publicou a crítica em seu Instagram, em inglês. “Comunicação na Warner é tão boa que eles me colocaram no post em looping do Feliz Dia das Mulheres apesar de eu ter de ir a público pedindo ‘o respeito às mulheres’ que esta data representa”, escreveu.
“Usando ao fundo uma música que eles disseram que não ia estourar sem um feat porque eu não era forte o suficiente para isso.”
Na sequência, ela disse que perguntou ao CEO quanto custaria para encerrar o contrato com eles, e recebeu como resposta que “isso não aconteceria”.
“No Dia das Mulheres, em vez de post fofo eu adoraria ter o CEO fazendo o que ele me prometeu um mês atrás, depois de eu ter perguntado quanto custaria encerrar o contrato e ele disse que isso não aconteceria”, continuou.
“Me respeita, uma mulher jovem, dando pelo menos um pouco de importância real para uma conversa justa e honesta e respeitosa que eu pedi para ter com você, em vez enviar seus advogados para falar com o meu para falar de dinheiro quando eu disse que eu já aceito o triste e injusto fato de que eu sou a maior investidora aqui e pedi para a gravadora para apenas fazer o simples trabalho que eles deveriam fazer: promover minha música.”
A artista ainda escreveu que “adoraria ter o preço do meu contrato. (Um preço justo por falar nisso, de acordo com a quantia de dinheiro que a Warner investiu). Eu perguntei algumas vezes, mas foram tentativas inúteis.”
No dia 1º de fevereiro, durante uma conversa com os fãs no Twitter, a cantora mencionou a vontade de encerrar o contrato com a gravadora.
A conversa começou quando um dos fãs que escreveu que seu sonho seria a cantora sair da gravadora e ir para outra que valorizaria seu trabalho. Ela respondeu com um “Somos 2”.
Em maio do ano passado, artistas expuseram a pressão de gravadoras por virais no TikTok. Anitta, na ocasião, afirmou que a gravadora “só me dá dinheiro para investir em alguma coisa depois que está viralizando”.