O tenista espanhol Carlos Alcaraz, número 1 do mundo, anunciou nesta terça-feira (18) que não competirá nas quartas de final da Copa Davis em Bolonha, Itália, devido a um desconforto físico que, caso piore, poderá comprometer o início da próxima temporada.
“Lamento muito anunciar que não poderei jogar pela Espanha na Copa Davis em Bolonha… Estou com um edema na parte posterior da coxa direita e a recomendação médica é não competir”, escreveu o jogador de Murcia na rede social X, dois dias após perder a decisão do ATP Finals para Jannik Sinner, número 2 do ranking.
A Real Federação Espanhola de Tênis confirmou a notícia em um comunicado, o que significa que a equipe espanhola, capitaneada por David Ferrer, enfrentará a fase final da competição, que para os espanhóis começa na quinta-feira (20) contra a República Tcheca nas quartas de final, com quatro jogadores: Jaume Munar, Pedro Martínez, Pablo Carreño e Marcel Granollers.
Alejandro Davidovich (número 14 do mundo) também estará ausente da equipe espanhola. Ele acaba de completar a melhor temporada de sua carreira, e o capitão David Ferrer criticou sua desistência de última hora na segunda rodada do qualifying.
Aberto da Austrália como grande objetivo
A ausência de Alcaraz representa o encerramento de uma temporada brilhante, na qual o tenista de 22 anos (completará 23 em maio) conquistou um total de oito títulos, entre eles dois Grand Slams (Roland Garros e US Open), além de ter retornado ao topo após uma magnífica disputa com Sinner.
Nesta terça-feira viajará para Múrcia a partir de Bolonha, onde foram realizados os exames, e descansará antes de retomar os treinos em dezembro.
A ausência de Alcaraz também deve ser interpretada como uma medida de precaução, já que qualquer lesão poderia prejudicar sua preparação para o Aberto da Austrália, o único título de Grand Slam que falta no currículo do tenista nascido em El Palmar, que começa em 12 de janeiro.
Em uma entrevista recente à rádio espanhola Cadena Cope, Alcaraz admitiu que a Austrália é seu principal objetivo para 2026 e que lhe permitiria se tornar o jogador mais jovem a conquistar os quatro títulos de Grand Slam, superando seu compatriota Rafael Nadal, que alcançou esse feito aos 24 anos e 101 dias.
Em setembro de 2022, após conquistar seu primeiro Grand Slam (US Open), Alcaraz se tornou o mais jovem número um do mundo no ranking da ATP desde sua criação, em 1973.
Segundo a imprensa espanhola, o edema na coxa é um precursor de lesões mais graves, pois envolve um acúmulo anormal de líquido dentro do músculo, causado por lesão, uso excessivo ou microlesões.
Uma Davis descafeinada
A ausência de Alcaraz é um grande golpe para os organizadores da Copa Davis, que já não contam com os dois melhores jogadores da Itália (Sinner e Lorenzo Musetti, número 9 do ranking) para esta primeira edição das finais em solo italiano, após anos sendo disputada em Málaga.
A ausência dessas duas estrelas do tênis elimina o favoritismo teórico dos italianos e espanhóis e abre possibilidades para qualquer uma das oito equipes classificadas.
O jogador mais bem ranqueado, e o único membro do Top 10, será o número 3 do mundo, Alexander Zverev.
Na busca pelo sétimo título da Copa Davis, a equipe espanhola precisa derrotar a República Tcheca nesta quinta-feira, liderada por Jiri Lehecka (nº 17), Jakub Mensik (nº 19) e Tomas Machac (nº 32).
O vencedor enfrentará Argentina ou Alemanha nas semifinais, no sábado (22).

